sexta-feira, março 19, 2004

[interessante]


Cole um texto, pode ser até algumas frases, escolha o idioma correspondente e veja o resultado. Pensei, imediatamente no pessoal com deficiência de visão ou, ainda, em pessoas em processo de alfabetização, ou estudando idiomas.

http://vhost.oddcast.com/vhost_minisite/demos/tts/tts_example.html

:: via cibercultura

sábado, março 06, 2004

[Jornal do CEFA]


Assine o Jornal do Centro de Estudos em Filosofia Americana, gratuitamente, e publique sua notícias. Fique sabendo de tudo na academia, principalmente no campo das ciências humanas, filosofia, educação, concursos, livros etc. Veja abaixo uma edição! (Paulo Ghiraldelli Jr)

JORNAL DO CEFA EDIÇÃO 2 - Edição de 27 de fevereiro de 2004.

terça-feira, março 02, 2004

[para ler]


Palabras en red: las mutaciones de la literatura en Internet

Dênis de Moraes
1. El ambiente literario on line

Partimos del reconocimiento de que mismo en el ambiente de flujos infoeletrónicos en que vivimos, la literatura tradicional continua fascinante e insubstituible. En las palabras grabadas con tinta en el papel, hay lo que Mario Vargas Llosa define como "los más bellos paisajes de la imaginación". Imposible abandonar el contacto suave con la superficie lisa del libro, la capa fosca o brillante, las hojas blancas encuadernadas, los marcadores...
:: ler

A VONTADE DE ABRANGÊNCIA

É cada vez mais árduo o trabalho do intelectual que tenta se manter, ao mesmo tempo, íntegro e público

MILTON SANTOS
especial para a Folha - Publicado em 20/06/99 no caderno Mais! da Folha de São Paulo.

Qual o papel do intelectual nessa encruzilhada turbulenta da história? Pode ele contribuir, pela reflexão, ao aperfeiçoamento da vida democrática e das instituições? Cabe fazer tais perguntas no Brasil deste fim de século, onde, aparentemente, homens de estudo se instalaram no poder?

O antigo debate sobre o papel social dos intelectuais, mais vivo em países como a França, mais débil noutros como os Estados Unidos, onde a filosofia dominante do pragmatismo constitui por si mesma uma dificuldade, merece ganhar nova força com a emergência do fenômeno da globalização. Diante do papel político das empresas e do mercado global, frequentemente mais ativos que os Estados e os partidos na formação da opinião, as massas atônitas reclamam explicações mais consistentes. Estarão os intelectuais preparados e dispostos ao enfrentamento dessa tarefa?
:: ler

Elogio da lentidão

Milton Santos

O mundo de hoje parece existir sob o signo da velocidade. O triunfo da técnica, a onipresença da competitividade, o deslumbramento da instantaneidade na transmissão e recepção de palavras, sons e imagens e a própria esperança de atingir outros mundos contribuem, juntos, para que a idéia de velocidade esteja presente em todos os espíritos e a sua utilização constitua uma espécie de tentação permanente. Ser atual ou eficaz, dentro dos parâmetros reinantes, conduz a considerar a velocidade como uma necessidade e a pressa como uma virtude. Quanto aos demais não incluídos, é como se apenas fossem arrastados a participar incompletamente da produção da história.
:: ler

Paulo Freire

Em um bate-papo com o educador Moacir Gadotti, o professor Paulo Freire explica por que, mesmo num momento difícil e desanimador da historia brasileira como este que estamos vivendo, está esperançoso quanto ao futuro. Ele também faz alertas aos professores, conta como faria se estivesse em sala de aula com os "meninos" e fala um pouco sobre sua experiência como secretário municipal da Educação de São Paulo.

:: ler

....... tudo sinapses apanhadas no excelente blog do Dênis de Moraes