terça-feira, junho 28, 2005

Criador do Blogger aposta em podcasts

Em entrevista à Playlist, Evan Williams, fundador do Blogger, fala sobre o Odeo, novo serviço de criação, busca e gerenciamento de podcasts.

No IDG Now, para ler depois.

Tags: , ,

segunda-feira, junho 27, 2005

Mais recursos para o Skype



Além das conversas de voz com ótima qualidade, de outros recursos comuns aos comunicadores instantaneos e do vskype há o Video4Skype (equivalente ao vskype) e a SAM, que é uma secretária eletrônica.

Agora todos poderão deixar recados em seu Skype quando você não estiver por perto da máquina poderá deixar uma mensagem gravada personalizada.

Na revista Veja desta semana também há uma matéria sobre o criador do Skype e as suas ambições atuais. Quem quiser acessar, pode clicar no link: http://veja.abril.com.br/290605/p_104.html

domingo, junho 26, 2005

postando texto e imagem no Blog até a partir do telefone celular

Um pequeno tutorial para:

.:: postar imagens em blogs que não permitem adicionar imagens.

.:: postar imagem e texto no blog via e-mail.

.:: postar imagem e texto no blog usando o telefone celular.

<< a foto aí do lado foi postada originalmente em Onde anda Su? usando um Motorola V220 e uma conta no Flickr que redireciona para o blog (Blogger).

Os gatinhos são meus alunos da sexta série, turma de basquete masculino, no Colégio Militar de Porto Alegre.

por Suzana

Trasteando co zoomblog

Por medio dos meus compañeiros de Aulablog, dou coa ferramenta Zoomblog para a creación de blogs.

ZoomBlog é, como o describen os seus creadores, "un servizo de blogs desenvolto polo equipo de eListas, e integrado co proxecto eGrupos.net que se agrupa baixo un completo contorno "social" numerosos servizios integrados (listas de correo, contactos, álbum de fotos, publicación de ficheiros, enquisas, compra/venta e subastas, etc. ...e agora... blogs".

Trasteando coa ferramenta, coincido cos seus creadores que se trata dun contorno de xestión dinámico, e con posibilidades moi interesantes.

Seguindo as súas indicacións, primeiro abrín unha conta en eGrupos.net e seguín as precisas indicacións para a creación do blog. No formulario para a creación do mesmo atopeime con que nos ofrecen tres niveis de capacitación (iniciación, intermedio e experto), o que o convirte nunha plataforma ideal, sobre todo para aqueles que se inician no mundo dos blogs e que desexan personalizar e configurar o seu blog completamente, integralo con outros servizos, etc.

Ao entrar na interface de administración, atopeime cun panel moi sinxelo e estupendamente ben explicado; ademais levei a grata sorpresa de que podes importar e exportar os contidos doutros servizos de blogs, como por exemplo de blogger ou blogia (como foi no meu caso), probei e... faacil.
Probei a moodificar as plantillas para traducilas ao galego (podería ser a calquera outro idioma e... faaacil)
Incorpora un servizo de estatísticas (sinxelo, pero suficiente) e dispón da posibilidade de sindicación, postear por mail, e recibir todo tipo de retroalimentación básico para ter un bo seguimento do blog. Permite incorporar etiquetas (tags) ás entradas e a súa ligazón ao sitio que desexes (ZoomBlog, Technorati, Flickr, Del.icio.us ou calquera outro).
Permite tamén aceptar que outras persoas remitan os seus posts ao blog e que sexan publicados ao mesmo.

Para o pouco que trastei con esta ferramenta, pareceume estupenda; tanto que a pesar da morriña que me dá mudarme, bastou media hora para animarme a que en breve, en canto deixe de ser unha ferramenta beta, zoomblog sexa o sustento de Sekeirox.
A miña proba: http://sekeirox.zoomblog.com

Un saúdo:
Carlos Santos

Localizando o Vamos Blogar e seus vizinhos




como fazer para localizar o seu blog? veja aqui

postado por Su

sábado, junho 25, 2005

blogs notáveis

Hoje conheci dois blogs que chegaram por uma dica numa lista de discussão. Obrigada, Mary Grace!

O Louza Digital me levou ao Intermezzo. Aproveitei para convidar a Sônia, blogueira do Lousa Digital para participar do Vamos Blogar?. Espero que ela aceite, pois terá muito à contribuir.

:: Suzana, post original

Technorati Tags: , , ,

sexta-feira, junho 24, 2005

Blogs e avaliação

Breves e não revisadas notas.

Refletindo sobre o post da Iris que fala do uso de blogs na avaliação:

É necessário considerar inicialmente a distinção entre blogs como instrumentos de avaliação e blogs como espaço de aprendizagem. Isso não me parece claro no texto dos autores. Eles confundem, também, os objetivos de alunos e professor em relação ao blog.

Pensando no uso de blogs como instrumentos de avaliação:

:: O blog deve dar visibilidade em relação ao cumprimento ou não dos objetivos da disciplina ou curso.

:: A avaliação pode compreender dois espaços diferentes: forma e conteúdo. Considerando que estes não são espaços estanques, ao contrário, se complementam dialeticamente. ------ segue no Onde anda Su?

Technorati Tags: , , , ,

conhecendo diversos sistemas sem ter que instalar

É possível conhecer, testar e avaliar diversos softwares de blog, wiki, groupware, forum, cms e outros sem ter que instalar. O OpenSourceCMS permite isso. Além disso, pode-se acessar a foruns e comentários além de discutir e submeter sistemas para serem incorporados ao sítio.

Technorati Tags: , , , , ,

quarta-feira, junho 22, 2005

Projeto Melhor Idade

Visite o flog e conheça o projeto do Núcleo de Tecnologia Educacional de Boa Vista / RR.

Este projeto é a realização de um antigo sonho da equipe do NTE, eu como Professora dessa turma tão especial presenciei verdadeiros momentos de aprendizagem e troca de experiências. A perseverança e a vontade de aprender é marca dessa turma. [ Soraya ]

URL >> http://melhoridade.flog.oi.com.br/

sexta-feira, junho 17, 2005

II EPAD

Nos dias 12, 13 e 14 de Julho de 2005, no Rio de Janeiro, estará ocorrendo o II EPAD - II Encontro de Professores da Associação de Docentes do Colégio Pedro II. Este é um evento acadêmico onde os professores apresentarão sua produção acadêmica e teremos um espaço de circulação e discussão de idéias.

Serão apresentados 99 trabalhos divididos em 5 eixos temáticos:

Eixo ? Cotidiano Escolar

Eixo ? Educação e Tecnologias

Eixo ? Produção Docente

Eixo ? Avaliação

Eixo ? Articulação de Saberes

Será lançado uma publicação com todos os trabalhos apresentados na íntegra, assim como, um CD-ROM, com o mesmo conteúdo.

Maiores detalhes sobre o evento em http://www.adcpii.com.br/atividades.htm



Jornal escolar on line

Gostaria de divulgar a segunda edição de nosso jornal on line.Iniciei o jornal este ano, com a participaçao de professores e alunos,divulgando os trabalhos e projetos desenvolvidos na escola. O jornal é bimestral, tem seis páginas e esta edição já apresenta modificações sugeridas pelos alunos. Comentários e sugestões são bem vindos!




http://caicmarianonline.tripod.com


Gládis Leal dos Santos
Informática Educacional
Joinville, SC

segunda-feira, junho 13, 2005

MEC utiliza nova tecnologia de educação a distância

Nova tecnologia capaz de democratizar o acesso à internet, principalmente em municípios remotos não servidos pelas empresas provedoras desse serviço, chega ao mercado brasileiro em setembro

A solução é a WI-Max (Worldwide Interoperability for Microwave Access), tecnologia de acesso de banda larga sem fio que cobre área de até 50 quilômetros.

A Wi-Max permite a criação de rede metropolitana comunitária sem fio e pode levar acesso à internet a áreas de baixa renda e zonas rurais.

Em junho de 2004, o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação a Distância (Seed), e a Intel firmaram acordo de apoio e desenvolvimento de projeto-piloto de conexão de escolas à Internet com tecnologia sem fio, para a capacitação de professores e o desenvolvimento de soluções pedagógicas baseadas nessa tecnologia.

O local escolhido para implementação do projeto-piloto foi a cidade histórica de Ouro Preto que, por ser tombada pelo patrimônio histórico, tem restrições a obras civis, necessárias para os procedimentos de cabeamento de redes, além de possuir topografia acidentada que dificulta soluções de comunicação.

Ouro Preto não tem conexão em banda larga em grande escala e sua comunidade é similar, do ponto de vista socioeconômico, à maioria das comunidades brasileiras.

A Universidade Federal de Ouro Preto foi escolhida para capitanear o projeto que será implementado em 2005 no município e atuará como agente de coordenação, desenvolvimento de pesquisa e avaliação do projeto-piloto.

As escolas serão equipadas ou terão equipamentos atualizados.

Haverá a criação do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, responsável pela condução dos programas de capacitação de professores e dirigentes, com o projeto Intel Educação para o Futuro.

Serão desenvolvidas estratégias de utilização de ambientes colaborativos, acesso a conteúdos e projetos de educação a distância, destacando o desenvolvimento de projetos para construção de conhecimento, usando o Ambiente Colaborativo de Aprendizagem desenvolvido pela Seed (e-ProInfo).

O sinal será transmitido de uma antena base para outras antenas nas casas ou escritórios.

Segundo representantes da Intel, em dois anos o usuário não irá precisar de antena externa, pois a tecnologia estará no computador, com custo zero.
(Assessoria de Imprensa Seed)

Refletindo sobre blogs

A Iris traduziu em parte este post do The Daily Grind. O texto que fala sobre a avaliação de estudantes por meio de seus blogs está no Projetos Colaborativos.

Vale a pena ler o texto original (em inglês), também, principalmente porque traz muitos comentários e links para outros posts. \pretendo fazer isto mais tarde e postar aqui alguma reflexão.

sexta-feira, junho 10, 2005

Livro "inocenta" games e derruba mito de vilões da violência

A pedagoga Lynn Alves decidiu que era hora de escrever um livro sobre jogos eletrônicos quando passou a ser questionada por pais e professores sobre a relação que as crianças e adolescentes têm com os games. Foi aí que surgiu "Game Over: Jogos Eletrônicos e Violência", livro em que ela utiliza sua experiência na área de educação e tecnologia para analisar a influência dos jogos na vida dos usuários.

Em "Game Over", a autora relata que os jogos podem funcionar como espaços de elaboração de conflitos, medos, angústias, sociabilidade, prazer e aprendizagem.
>> leia mais na Folha Online

Tags: , , ,

blogs, memória e história

O meu blog apareceu no quadrinho de referências da semana do Inagaki (Pensar Enlouquece, Pense Nisso) e, no papo que travei com ele, fiquei sabendo do seu artigo sobre blogs para o Digestivo Cultural >> Blogo, logo existo. Claro que, assim que o hospital, o helicoptero e o meu ante-projeto permitiram, eu fui ler.

O artigo está muito bom, como tudo o que ele escreve. Consegue abranger num texto relativamente curto inúmeras possibilidades dos blogs, inclusive discutindo alguns exemplos. Neste sentido, contrasta violentamente com as superficialidades encontradas por aí como, por exemplo, aquele artigo da Veja, que tantos comentários gerou.

>>> continua

por Suzana Gutierrez

Tags: , , , ,

terça-feira, junho 07, 2005

Sociedade em envelhecimento: experiências alemãs e realidade brasileira

- Jornada Internacional -


1. Objetivo: discutir as pesquisas e experiências alemãs em relação à uma sociedade envelhecida a partir de uma perspectiva da realidade brasileira.

2. Promoção: Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento / Pró-Reitoria de Extensão / Universidade Federal do Rio Grande do Sul

3. Apoio: Serviço Social do Comêrcio (SESC/RS)
Instituto Cultural Brasil-Alemanha (Instituto Goethe, Porto Alegre)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul

4. Local: Sede Campestre do SESC, av. Protásio Alves, 6220.

Com a presença de:
Prof. Dr. Clemens Tesch-Römer (Centro alemão de pesquisas sobre o envelhecimento – Berlim)
M.A.Michael Doh (Universidade Heidelberg)
Dr. Joachim Wilbers (Universidade Trier)
Dr. Susanna Re (Universidade Heidelberg)
Profa. Dra. Dra. hc. Ursula Lehr (Professora emérita da Universidade de Heidelberg)
Prof. Dr. Sergio Antonio Carlos (UFRGS)
Profa. Dra. Cornelia Eckert (UFRGS)
Profa. Dra. Leonia Capaverde Bulla (PUC/RS)
Prof. Dr.Agostinho Both (UPF)
Profa. Dra. Vania Herédia (UCS)
Prof. Dr. Johannes Doll (UFRGS)

No programa >> Pessoas idosas e a Internet >> Prof. Dr.Michael Doh (Universidade Heidelberg)

Inscrição no site www.ufrgs.br/3idade

:: mais informações e programa

Folksonomy ou classificação popular - artigo no JB Online

Saiu ontem a matéria de Júlio Preuss e Marcela Canavarro, que contou com a minha contribuição na definição e na descrição de alguns aspectos da classificação popular de conteúdo (folksonomy).

Queria agradecer ao Júlio pela oportunidade de colocar uma voz acadêmica num artigo que fala de uma tendência emergente na web e de poder contribuir de certa forma para divulgar este conhecimento nos espaços educacionais onde transito. O título do artigo é Os organizadores da web e ele saiu no caderno Internet.

Uma coisa que não falei na contribuição é sobre as possibilidades deste tipo de classificação popular para a educação. No meu entender, a principal potencialidade deste tipo de tagueção é a possibilidade de incrementar a colaboração e de construir referências personalizadas.

link alternativo para o artigo

postado por Suzana Gutierrez

Technorati Tags: , , , , , , , ,

segunda-feira, junho 06, 2005

Alteração de data

Pessoal!
Lembram do convite, para divulgar atividade no próximo dia 9 de junho, quinta feira, das 8 horas às 10 horas, pois foi adiado para o dia 23 de junho, no mesmo horário e na sala 703. Tudo o mais permanece. A temática das Políticas públicas de Educação profissional, a promoção de nosso Núcleo de estudos e experiências em Trabalho, Movimentos Sociais, Saúde e Educação - TRAMSE, a Professora IVONE MARIA ELIAS MOREYRA, a coordenação do Prof. Dr. Augusto Nibaldo Silva Triviños, e a organização da doutoranda Magda Colao.
Divulguem aos interessados.
Abraços,
Carmen
*este post foi modificado em 8/6/2005

domingo, junho 05, 2005

Hoy anunciamos oficialmente el nacimiento de Aulablog.com. Se trata de un proyecto cuyos inicios describí en Hoy nace aulablog.com hace ya 5 meses. Es un portal creado por un amplio grupo de profesores de habla hispana interesados en la utilización de la Tecnología Digital en el aula en general centrado especialmente en el uso educativo de los blogs. Mucha gente ha trabajado para que sea una realidad pero os aseguro que el "alma mater" de todo ha sido el profesor Luis Barriocanal .
El portal está gestionado con Mambo y os invito a que os registréis y participéis en su desarrollo y mantenimiento aportando enlaces, manuales, tutoriales, experiencias y participando en sus foros.Pretende ser una referencia para toda persona que quiera comenzar en el maravilloso mundo de los blogs asimismo encontrareis numerosos recursos e ideas para usar las TIC en el aula.
Un saludo de Francisco Muñoz de la Peña

II Encontro Educacional de Tecnologia

Nos próximos dias 16 e 17 de junho, das 8h às 21h, acontece em São Bernardo o II Encontro Educacional de Tecnologia da Informação (Eneti), promovido pela Secretaria de Educação e Cultura do município. O evento, pioneiro na região, será realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) e tem como objetivo mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos nos laboratórios de informática da rede. Leia mais
[]s
Mary Grace

sábado, junho 04, 2005

6º edição do Forum Internacional do Software Livre - podcast

Como não posso participar do evento, enquanto vou trabalhando aqui, vou garimpando notícias. Encontrei, assim, o podcast da Ana Brambilla, que está participando do forum e socializando suas anotações no seu blog Libellus.

A colaboração é um movimento de vontade e sua amplificação é forma garantida de aprendermos uns com os outros. Iniciativas como a de Ana, de compartilhar o que está aprendendo e doar o trabalho de construir um podcast para o acesso de todos, é a face visível da internet que cresceu na cultura hacker. É a face contrária da internet que usa ambientes fechados, onde o conhecimento é mais uma mercadoria entre tantas outras.

Uma iniciativa que deve ser enaltecida e replicada. E é esta, também, a proposta deste nosso blog colaborativo. Reunir num espaço aportes colaborativos de nossas aprendizagens.
O podcast de Ana fala sobre algumas atividades do forum e tem ênfase justamente na colaboração/cooperação.

Enclosure

update: postei mais algumas coisas no meu blog


sexta-feira, junho 03, 2005

Livro lançado no V Ciclo de Palestras do CINTED

Código: 85-363-0515-0
Autor: Rommel Melgaço Barbosa
ISBN: 85-363-0515-0
Ano: 2005
Formato: 16x23
N. de páginas: 182

Diversos textos de diferentes autores sobre ambientes virtuais de aprendizagem.

Sumário

conversate

Espaço de discussão on-line, um misto de forum-lista de discussão, onde você tem acesso ao papo por RSS. Pode ser usado com ou sem cadastro.
As conversas iniciadas podem ser públicas, privadas ou qualquer coisa entre isso.

Experimentem, abri uma conversa para conersarmos sobre o conversate :):

http://www.conversate.org/conversation/164E4

Participem que eu quero ver como funciona o rss.

hum... interessante abrir um espaço deste e colar na base de cada post polêmico ....

Suzana Gutierrez

Technorati Tags: , ,

Skype - plugin para vídeo

Um plugin de vídeo para o Skype.

Será que funciona para uma videoconferência?

Suzana Gutierrez

Technorati Tags: , , , ,

V Ciclo de Palestras - relatos de 02/06/2005

Assisti quase todas as palestras do dia, depois de ter encaminhado as minhas aulas no CM. Anotei pouco, mas aproveitei bastante as apresentações. Não teve muitas novidades e tem uma coisa que me chamou a atenção. Quase nenhum trabalho, pelo menos na apresentação, faz algum tipo de contextualização para dar uma idéia da totalidade onde o tema abordado se insere. As coisas ficam como que perdidas num limbo e, então, algumas grandes confusões teóricas podem obter espaço.
Minhas anotações

Suzana Gutierrez

quarta-feira, junho 01, 2005

Direto do V Ciclo de Palestras do CINTED - terceiro dia

Hoje o dia foi cheio. Começou com a palestra do Dr. José Ottoni Outeiral, às 7h:30min, no CMPA. O tema foi relações afetivas na sala de aula e o principal assunto foi o uso de drogas e a sexualidade. Foi uma boa palestra, embora o contexto apontado como causador dos maiores problemas fique no nível da sociedade atual, sem no entanto abordar o modo de reprodução sócio-metabólico no qual vivemos.

Terminou ali pelas 9h, quando eu tive a felicidade de saber que por atividades diversas não teríamos as aulas de educação física da manhã. Assim, pude me catapultar para a FACED/UFRGS e assistir algumas palestras, além de me preparar para a minha apresentação, que estava marcada para as 14h.

Ontem, não pude participar como queria e thoje tomei poucas notas. As anotações de hoje:

>> A concepção do aluno sobre a própria aprendizagem ao utilizar ambientes virtuais - Alexandra Lorandi Macedo – PPGEDU/UFRGS
Peguei a apresentação no fim e foi uma pena, pois esperava poder assistir este trabalho. Foi mais um daqueles que abordaram as eternas dificuldades em se fazer funcionar a interação online. Na pesquisa que realizaram constataram que os alunos da graduação interagem e participam mais que os do pós-graduação. << Alguma coisa sobre isso eu falo na minha dissertação, também.

[leia mais]

Suzana Gutierrez

V Ciclo de Palestras

V Ciclo de Palestras

01/06 - Querte Mehlecke - Estrategias de interacao entre tutor e estudantes em
educacao a distancia.

V Ciclo de Palestras

V Ciclo de Palestras

01/06 - Janete Sander Costa - Organizadora da Banca do dia 01/06.

V Ciclo de palestras

V Ciclo de palestras

01/06 - Daniela Haetinger - Palestra sobre os fatores relevantes a formacao e
manutencao de comunidades virtuais facilitadoras da aprendizagem.

Rádio

R?dio

Imagem de um rádio.
(testando postagem por e-mail desde a FACED/UFRGS, no V Ciclo de Palestras do CINTED)