sexta-feira, julho 29, 2005

nota triste

Infelizmente algumas pessoas insistem em destruir o que outros criam e tem o mais baixo oportunismo.
Alguém postou aqui mensagem linkando o blog para páginas com vírus ou distribuindo arquivos infectados. Os posts foram removidos e as formas de postagem no blog alteradas. Caso alguém as tenha acessado ou baixado algum arquivo daqui nesta semana, seria bom verificar o seu computador.

Solicito aos colegas que colaboram neste blog que contatem comigo para que eu envie convite individual. De agora em diante será possível apenas a postagem com login próprio. Ainda temos um longo caminho para o conhecimento compartilhado, as alternativas livres e públicas e a convivência com solidariedade e respeito.

Situações como esta são comuns no trajeto daqueles que optam pelos processos abertos e colaborativos. Porém, se por um lado incomodam e limitam, por outro, são formas de crescermos, de persistirmos e de nos unirmos mais.

abraço,
Suzana

terça-feira, julho 26, 2005

trabalho, movimentos sociais, saúde e educação

São os temas do InTramse, o blog do TRAMSE da UFRGS. O TRAMSE é o Núcleo de estudos experiências e pesquisas em TRAbalho, Movimentos sociais, Saúde e Educação da do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, RS.

Estes temas são apresentados na forma de notícias, divulgação de eventos, textos, artigos etc.

domingo, julho 24, 2005

Tagging Google Maps

A onda das tags atinge o Google Maps ou será o contrário? Não importa. Ontem encontrei este del.icio.us maps, o Tagzania, que não significa classificar a Tanzânia, mas, sim, adicionar lugares ao Google Maps e classificá-los com palavras-chaves.

leia mais ...

urgente e histórico .................. telesur

Pessoal, post urgente
Hoje é aniversário de Simon Bolívar e a rede Telesur está a mil!
Enfim achei o canal da NET brasileira - canal 59.
Chaves acaba de falar e as apresentações continuam. Presentes representantes sociais da América Latina e Caribe, inclusive Danny Glover.

Nosso Norte é o Sul!

depois eu posto :)) Vou assistir!
Technorati Tags: , , , ,


sexta-feira, julho 22, 2005

novidades no blogger.com

Andei testando no blog da minha 5ª série e até atualizei uma das minhas blogquests e esqueci de comentar aqui e no Vamos Blogar sobre a última novidade no Blogger: ele agora hospeda as imagens juntamente com o blog.

Logo, os blogs com endereço .blogspot.com não precisam mais correr atrás de alternativas para hospedagem de imagens. O que vou procurar descobrir é que espaço se pode usar para isso.

Esta era A grande dificuldade do Blogger, depois que eles acabaram com a dificuldade da língua. Agora não tem como não ser o aplicativo mais usado no Brasil. Se colocar trackback e categorias para a versão gratuita fica completo.

Technorati Tags: , , ,

dicas sobre podcasting

Duas dicas incríveis do Danilo que pretendo testar em breve :)

PodProducer >> Para podcasts: grava, transforma e publica rss.
Sobre este aplicativo e muitas coisas mais, confira o podcast do Danilo
PodcastBrasil >> hospedagem de podcasts.

Tutorial do Ezequiel Menta sobre como receber um podcast no ipodder, criar o feed e outras informações.

Technorati Tags: ,

terça-feira, julho 19, 2005

Educação a Distância - Chance

Olá,
Participo da lista da Unicamp a quase 3 anos e acompanho por lá os acontecimentos da EAD.
Através da mensagem da Suzana Gutierrez, de 21/5, pude conhecer esse blog.
Quero aproveitar esse espaço para solicitar algumas dicas:
Estou procurando uma oportunidade para ingressar na área de EAD. Terminei minha pós na UFMS no ano passado em Orientação Pedagógica em Educação a Distância e estou tendo dificuldades para encontrar um trabalho nessa área.
Lecionei Inglês e Português e depois ingressei na área corporativa, mas agora quero me dedicar somente a Educação.
Hoje em dia a gente sabe que a indicação é que vale e como estou fora do mundo acadêmico fico quase sem contatos para obter alguma informação.
Moro em São Paulo.
Tentei entrar no site do Seed/Mec para ver se havia alguma informação sobre contratação de professores em função do novo projeto UAD (Universidade Aberta do Brasil),mas não vi nada.
Alguém tem alguma idéia?
Agradeço muito a colaboração?
Meu e.mail é: vaniabma@uol.com.br e meu nome é Vânia Alberine.
Conto com vocês.

quinta-feira, julho 14, 2005

Educar para além do capital

IVANA JINKINGS


Texto de apresentação ao livro "Educação para além do capital", de István Mészáros, que está sendo lançado pela Boitempo Editorial

O ensaio que dá título a este volume foi escrito por István Mészáros para a conferência de abertura do Fórum Mundial de Educação, realizado em Porto Alegre, no dia 28 de julho de 2004. Nesse texto, o professor emérito da Universidade de Sussex afirma que a educação não é um negócio, é criação. Que educação não deve qualificar para o mercado, mas para a vida. Na sessão inaugural no ginásio Gigantinho, enfatizou o sentido mais enraizado da frase “a educação não é uma mercadoria”.

Em "A educação para além do capital", Mészáros ensina que pensar a sociedade tendo como parâmetro o ser humano exige a superação da lógica desumanizadora do capital, que tem no individualismo, no lucro e na competição seus fundamentos. Que educar é – citando Gramsci – colocar fim à separação entre Homo faber e Homo sapiens; é resgatar o sentido estruturante da educação e de sua relação com o trabalho, as suas possibilidades criativas e emancipatórias. E recorda que transformar essas idéias e princípios em práticas concretas é uma tarefa a exigir ações que vão muito além dos espaços das salas de aula, dos gabinetes e dos fóruns acadêmicos. Que a educação não pode ser encerrada no terreno estrito da pedagogia, mas tem de sair às ruas, para os espaços públicos, e se abrir para o mundo. [leia mais]

Nossas aulas de geografia

Quem aqui passou boa parte das aulas de geografia copiando mapas no papel vegetal?
E quem ousou perguntar para o professor porque tantas cópias? Eu fiz isso e descobri que a "boa intenção" dos meus professores era que eu aprendesse geografia, localizasse melhor as cidades, países, etc... Convincente não?
Uma vez eu só lembrei que tinha uma tarefa dessas para realizar bem na hora da janta no restaurante... Não tive dúvidas: recortei um pedaço do forro da mesa, pois achei que aquele papel vegetal era "quase igual" ao vendido na papelaria e portanto serviria. No dia seguinte entreguei o mapa feito as pressas e naquele papel duro... Tirei um 0 do tamanho da folha...
Pior ainda era quando o professor da escola primária pedia para desenhar o caminho da escola até a nossa casa... além de ser super complexo, pois provavelmente nem eles saberiam fazer isso, não tinham como nos avaliar... a não ser que resolvessem fazer uma visitinha a cada um de seus alunos levando caderno e lápis.
Agora temos uma grande novidade, que naturalmente já nos deixa fascinado e instigados em querer localizar nossa casa, os lugares que gostamos e até mesmo aprender um pouco mais sobre o planeta em que vivemos: o Google Earth.
O Google Earth permite localizar qualquer lugar do mundo, por meio de imagens de satélite. Algumas cidades ainda não estão disponíveis ou apresentam resolução ruim, mas para quem mora em São Paulo, é simplesmente fantástico. Minha primeira experiência foi "sobrevoar" o caminho da minha casa até a USP.
Uma pena é que para instalar o software a máquina precisa ser no mínimo um Pentium IV com 512 de RAM, ou equivalente. Eu, por exemplo, mesmo com esta configuração não tive muito sucesso e precisei me contentar com o recurso disponibilizado para navegação direta pelo site, que também não deixa de ser interessante http://maps.google.com
Para quem tem uma boa máquina, poderá usufruir de todos os recursos e ainda ver o nosso globo em 3D.
Boa viagem a todos!

Profa. Mary Grace
http://www.vivenciapedagogica.com.br/?q=possibilidades_pedagogicas_google_earth.html

terça-feira, julho 12, 2005

Nós estávamos lá ...... palestra de Seymour Papert

Cláudia Azevedo, Simone Lima e Kátia Teixeira [1]

3 / 07 / 2005

Na última 6ª feira, dia primeiro de julho tivemos a oportunidade de participar da palestra de Seymour Papert no auditório do RDC/PUC-Rio com o tema: Inclusão digital e revolução do aprendizado. Estavam presentes o Diretor Executivo do Comitê para a democratização da Informática (CDI) no Brasil, Rodrigo Baggio, a representante do CDI do Uruguai, Julia Pieruzzi Tirelli, Andrea Cecília Ramal, diretora da ID Projetos Educacionais e Marcos Ozorio, diretor de Mídia e Educação da MULTIRIO.

Uma das maiores autoridades mundiais em informática aplicada à educação, o sul africano Seymour Papert apresentou em sua palestra o projeto do laptop de 100 dólares ( "$100 Laptop Project - HDLP[2]" ) - que tem como meta negociar junto aos ministérios de educação de diversos países um programa de produção e distribuição dos laptops idealizados pela equipe do MIT[3] (Massachussets Institute of Technology) através da adoção de uma política de "um laptop por criança" ( One Laptop per Child - OLPC). [continue lendo o artigo]

[1] Claudia Azevedo, Simone Lima e Kátia Teixeira são professoras da Escola Municipal Francis Hime no Rio de Janeiro; atuam nas disciplinas de História, Inglês e Ciências, respectivamente.

Tags: , , , ,

zonaClic

Clic está formado por un conjunto de aplicaciones de software libre que permiten crear diversos tipos de actividades educativas multimedia. La zonaClic es un servicio del Departamento de Educación de la Generalitat de Cataluña creado con el objetivo de dar difusión y apoyo al uso de estos recursos, y ofrecer un espacio de cooperación abierto a la participación de todos los educadores/se que quieran compartir los materiales didácticos creados con el programa.

http://clic.xtec.net/es/index.htm

segunda-feira, julho 11, 2005

Sintonize

Estamos desenvolvendo um projeto de férias aqui na CRTE de Telêmaco Borba, com o tema:

Sintonize-se! Das ondas do rádio aos espaços da WEB.

Comunicar-se...Essa é a onda!
Mas como fazer da escola um espaço para que esta comunicação possa ocorrer de forma dinâmica, direta e que leve a aprendizagem?

Na escola onde se encontra a CRTE, há uma rádio dirigida por alunos com orientação de alguns professores, há dois anos. E depois desses dois anos floresceu em nós através de sonhos, pesquisas e necessidade, passarmos de simples ouvintes a colaboradores nas ações deste projeto.

Com as Tecnologias de Informação e Comunicação, alunos, professores e assessores, poderão fazer-se integrados na construção do conhecimento, bem como, na pesquisa e produção de uma programação de rádio com objetivos educacionais bem definidos e que principalmente levem à aprendizagem pela produção da programação com os recursos das TICs e da web.


Conheça nosso projeto: www.gilian.escolabr.com/sintonize

Profª Gílian Cris
Assessora Pedagógica em EaD

domingo, julho 10, 2005

Exclusão Escolar

A exclusão escolar nasceu com a Escola, pois nem todos tinham direito a ela. E, embora nos últimos anos este tema esteja sempre nos debates e sendo levantadas alternativas para diminuir seus efeitos, sabemos que existem várias situações de exclusão escolar. Até porque a sociedade capitalista, na qual estamos inseridos, é por natureza excludente.
O grupo que pesquisou este tema foi bem minucioso nas observações e entrevistas. Conseguiu trazer para a turma, questões que nos levam a refletir sobre nossa prática pedagógica e até perguntarmo-nos : -quantas vezes não colaboramos para a exclusão? Ou, quem não passou ou presenciou situações de indiferença, falta de respeito, exposição vexatória, falta de incentivo, falta de confiança, agressividade,...?
O certo é que somente em um ambiente de respeito, diálogo, confiança, valorização humana e AMOR é que vamos minimizar atitudes - às vezes involuntárias - de exclusão.
Não podemos esquecer que os professores também não são valorizados como merecem, contribuindo assim para uma "instabilidade profissional e pessoal" que , com certeza, irá influenciar a sua prática pedagógica. Mas isto é tema importante para uma outra pesquisa.
Parabéns Lucas, Daiane e Ana Paula.
Dos colegas:Telmo, Angélica, Lúcia, Débora e Marlene

links interessantes

:: YouSendIt - uma forma de por a disposição arquivos grandes em vez de enviá-los por email. Sem necessidade de cadastro, hospeda por 7 dias o arquivo (máx. 1 Giga) e basta fornecer o endereço para os que quiserem baixar. Esta dica do Bica é excelente para evitar os terríveis anexos de e-mail que congestionam a rede.

:: Fuçando na dica acima, descobri o blog Pulso Único, um paraíso de dicas, utilidades, inutilidades e coisinhas legais.

:: Fontes diversas e gratuitas >> Grafittifonts, dica do Pulso Único.

:: Um blog it para o Mozilla ou Firefox. Posta para múltiplos blogs. (obrigada, Telio)

Technorati Tags: , , ,

sexta-feira, julho 08, 2005

Disco de vinil - arquivo eletrônico

Será que alguém sabe como passar um disco de vinil para arquivo eletrônico, em mp3 ou algo do gênero? Temos um disco com poesias do Quintana e queremos disponibilizar na internet. Seria um sonho. Beijos!
Marli

quarta-feira, julho 06, 2005

Um café com um amigo

Recebi da Cristina Dornelles que enviou para mim e outros amigos e amigas,
hoje, July 06, 2005 2:31 PM, este texto.
Ele talvez não seja novo, e talvez muitos ja o conheçam. No entanto, ao
re-enviá-lo estou tomando um café com amigos e amigas e alunas e alunos,
atuais ou ex. O que quero dizer é que há tempo para descobrirmos que nossas
escolhas fazem nossas vidas e quem nos acompanha no cotidiano merece esta
atenção por compor conosco o que consideramos importante.
O texto é o seguinte:

Um professor, diante de sua classe de filosofia, sem dizer uma só palavra,
pegou um pote de vidro, grande
e vazio, e começou a enchê-lo com bolas de golf. Em seguida, perguntou aos
seus alunos se o frasco estava
cheio e, imediatamente, estes disseram que SIM. O professor, então, pegou
uma caixa cheia de bolas de
gude e a esvaziou dentro do pote. As bolas de gude encheram todos os
vazios entre as bolas de golf.
O professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio e voltou a ouvir de
seus alunos que SIM.
Em seguida, pegou uma caixa com areia e a esvaziou dentro do pote. A areia
preencheu os espaços vazios
que ainda restavam e ele perguntou novamente aos alunos, que unanimemente
responderam que o pote agora
estava cheio.
O professor pegou um copo de café (líquido) e o derramou dentro do pote,
umedecendo a areia.
Os estudantes riam da situação, quando o professor lhes falou:
"Quero que entendam que o pote de vidro representa nossas vidas.
As bolas de golf, são as coisas mais importantes, como o amor, os filhos, os
amigos.
São aquelas com as quais nossas vidas estariam cheias e repletas de
felicidade.
As bolas de gude são as outras coisas que importam; o trabalho, a casa
bonita, o carro novo.
A areia representa todas as pequenas coisas. Mas, se tivéssemos colocado a
areia em primeiro lugar
no frasco, não haveria espaço para as bolas de golf. O mesmo ocorre em
nossas vidas.
Se gastamos todo nosso tempo e energia com as pequenas coisas, nunca teremos
lugar para as coisas realmente
importantes.
Prestem atenção nas coisas que são cruciais para a sua felicidade.
Brinquem com seus filhos, saiam para se divertir, dediquem um pouco de tempo
a vocês mesmos, busque o
amor e creia nele, pratiquem seu esporte favorito, ....
Sempre haverá tempo para as outras coisas, mas ocupem-se das bolas de golf
em primeiro lugar.
O resto é apenas areia ...
Um aluno se levantou e perguntou o que representava o café.
O mestre lhe respondeu:
"Que bom que me fizestes esta pergunta, pois o café serve apenas para
demonstrar que não importa quão
ocupada esteja nossa vida, sempre haverá lugar para tomar um café com um
amigo."

"Por que eu sempre nado contra a corrente? Por que só assim se chega às
nascentes" José Lutzemberger

Para quem teve o tempo de ler até o final e especial agradecimento para ti,
Cristina, vai meu carinhoso abraço, como se fosse nosso "cafezinho".
Carmen

_______________________________________________________
Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis.
Instale o discador agora! http://br.acesso.yahoo.com/

Skype

Pessoal. Eu instalei o skype, mas estou com problemas no som. Eu ouço as pessoas, mas elas não me ouvem. Será algum segredinho na configuração do som que eu não conheça? Alguém pode me ajudar? Abraços!

Marli

terça-feira, julho 05, 2005

Filmagem TV Escola

No dia 30 de junho, a equipe da TV Escola esteve em nosso colégio para fazer uma filmagem a fim de mostrar os blogs Vidas Secas- Da ficção à realidade e Opinião , que desenvolvo , o primeiro com 8ª série, o segundo com Ensino Técnico, pós médio. O objetivo é a produção de um video para ser exibido no programa Salto para o Futuro, em que serão discutidas novas formas de aprender utilizando interação com comunidades virtuais. Foi um aprendizado, uma experiência gratificante. Esperamos que nosso trabalho possa ser bem aproveitado, com as falhas que possa ter por ser uma primeira experiência. Nós estamos aprendendo muito juntos e temos tido uma participação grande com comentários motivadores de internautas e que têm acrescentado muito às nossas discussões. Visitas e sugestões são bem-vindas!!! Abração!



Professora Marli

diversos projetos e eventos

segunda-feira, julho 04, 2005

Linguagem da internet influencia sala de aula

Há quatro anos, a professora Cássia Panizza Batista entrou numa sala de aula de ensino médio em Osasco e apanhou no chão um bilhete, desses que os alunos trocam em segredo nas aulas.

Sem querer, levou-o para casa e ficou surpresa com o que leu: frases curtas, abreviações, ícones, uma linguagem semelhante aos bate-papos no computador (chats).

Cássia se interessou pelo estilo dos bilhetes e os analisou em sua dissertação de mestrado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Conversando com um grupo de alunas do 2º ano do ensino médio de um colégio particular em Osasco, Cássia teve acesso a 38 bilhetes trocados entre elas, dos quais 13 foram estudados no trabalho.

"Ao mesmo tempo, foram aplicados 40 questionários entre os estudantes, com idade entre 15 e 16 anos, para verificar o acesso ao computador e sua utilização, especialmente os programas e sites de bate-papo, como o ICQ", conta.

{leia mais no IDGNow]

por Suzana

sexta-feira, julho 01, 2005

Social Bookmarks

ou Favoritos Sociais (bah!)

Iniciativa do yahoo na linha do del.icio.us
Para quem já tem uma ID yahoo é quase imediato.

Faça uma criança feliz

Quando for projetar jogos e websites para crianças, pare com aquela velha desculpa de que todo mundo tem uma criança dentro de si. Chame uma criança de verdade para testar o jogo, observe seu comportamento e converse com ela. Ela pode inclusive fazer parte da equipe de design, duvida?

KidPad é um aplicativo de contação de histórias para crianças desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Maryland e mais de 100 crianças do mundo todo. Pra começar, a interface não tem texto algum. Três caixas, uma em cada canto da tela, podem ser abertas e seu conteúdo são ícones muito bem bolados.

leia mais no Usabilidoido
Technorati Tags: ,

dica da mary Grace.