terça-feira, agosto 30, 2005

Mais experimentos no pátio da escola

artigo de Felipe A. P. L. Costa

Em artigos anteriores [Nota 1], apresentei dois exemplos de atividades práticas (dinâmicas e não-invasivas) que o professor de Ciências no Ensino Fundamental pode facilmente conduzir com seus alunos, mesmo sem sair dos domínios da escola.

Apresento aqui três exemplos adicionais. No que diz respeito aos materiais utilizados, procurei manter a simplicidade das vezes anteriores; em um dos casos, porém, será necessário ter acesso a uma balança.

A primeira atividade é uma sugestão de como calcular a quantidade de água que há no solo. Como o pátio ou o quintal da escola raramente abriga a heterogeneidade de terreno propícia a essa atividade, seria oportuno explorar a vizinhança em busca de um local mais apropriado.

Esse tipo de circunstância pode representar uma chance de aproximação do trabalho escolar com os problemas da vizinhança ou mesmo do bairro onde a escola estiver situada.

Em termos pedagógicos, o tema e a metodologia empregada nessa primeira atividade podem ser explorados como um elo entre Ciências e outras disciplinas curriculares, notadamente a Geografia (solos da região, influência do relevo na configuração de bacias hidrográficas, a noção de lençol freático etc.) e a Matemática (operações fundamentais, geometria do buraco escavado, confecção de gráficos etc.).

A segunda atividade cabe com mais facilidade nos domínios da escola. Nada impede, porém, que o professor leve a turma para uma praça ou um terreno nas vizinhanças. O importante é a presença de vegetação e que as iscas permaneçam na sombra.

A terceira atividade pode facilmente ser conduzida dentro dos domínios da escola; para isso, precisamos apenas de um lugar seguro para guardar o equipamento. Nesse terceiro e último caso, temos uma atividade em moldes mais propriamente experimentais: montamos situações alternativas, diferindo apenas em um detalhe (claro versus escuro), e ‘perguntamos’ qual delas os organismos sob estudo preferem.
leia no Jornal da Ciência

sábado, agosto 27, 2005

Estacione - brincar é muito bom ! [jogos]

Nem sempre precisamos estar 'desenvolvendo' isso ou aquilo. Às vezes é bom apenas brincar.
Que tal aprender a estacionar?

Planeta EduBlog

Que tal uma página com a última entrada de vários blogs sobre um mesmo tema?

Essa é a idéia de um script em python chamado planet. Ele busca feeds (em RSS ou RDF) e monta uma página com as últimas entradas (que podem ser configuradas de modo simples).

Aqui meu teste do script: EduBlogs! Contribuições são benvindas ;-)

sexta-feira, agosto 26, 2005

Universo EAD - agosto de 2005

Saiu no Boletim do SENAC SP a matéria de Ivanir Costa sobre o uso pedagógico dos blogs.
Professores e alunos já usam todos os atrativos dos diários online para criar uma rede de ensino e comunicação
Os blogs estão se profissionalizando e deixando de ser apenas "diário virtual adolescente" para
virar palco de discussões e fonte de informações para muitos setores. No mundo corporativo, vários executivos têm seus próprios blogs, assim como jornalistas renomados também mantêm um canal próprio de informação e discussão. E esta febre começa a contagiar professores e educadores, que já vêem nos blogs uma alternativa para comunicação na educação e um excelente meio para oferecer uma formação descentralizada.
...
leia mais

Technorati Tags: , , ,

quarta-feira, agosto 24, 2005

Google Talk

O novo aplicativo de mensagens instantâneas e VoIP do Google.

Já baixei e já testei.
A interface é simples e leve. Não foi necessário mexer nas configurações de som. Falta a ele algumas funcionalidades do Skype, como enviar arquivos e organizar conferências. O VoIP funciona só para Windows, por enquanto.
Detalhes aqui.

El proyecto [zaptlogs]

El proyecto [Zaptlogs] fue concebido y desarrollado por la investigadora brasileña Suzana Gutierrez durante el cursado de su maestría en Educación en la Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sus objetivos se orientaron a la construcción de alternativas en la formación de educadores autónomos en el trabajo con tecnologías digitales educativas y a la utilización de medios para la formación de comunidades de investigadores para intervenir en las mismas con una propuesta de apropiación de las TICs. Para ello utilizó weblogs como tecnología de comunicación digital en red que le permitiese construir espacios de investigación, colaboración y aprendizaje.
Susana accedió a compartir con nosotros su relato y conclusiones de aquélla experiencia que concluyó pero que continúa expresándose en la red.


[zaptlogs] - relato de experiência e pesquisa

Suzana Gutierrez
Mestre em Educação, Pesquisadora do TRAMSE UFRGS
Professora do Colégio Militar de Porto Alegre

>> continua com o meu relato no Dialógica

E eu agradeço a oportunidade de poder falar de um trabalho que para mim foi muito importante e inspirador das pesquisas que continuo realizando.

segunda-feira, agosto 22, 2005

Planarity [jogos]

De hoje em diante pretendo colocar aqui no Vamos Blogar todos os jogos, desafios, enigmas que eu encontrar e achar que podem ser usados em atividades educativas.

Vou começar com o Planarity.net onde o raciocínio e a noção de espaço podem ser desenvolvidos ao tentar organizar vértices e linhas de modo que estas últimas não se cruzem. O jogo vai crescendo em dificuldade conforme as etapas vão sendo vencidas.

domingo, agosto 21, 2005

Conexão XXI

Novidades na rede...

a televisão vai para o vídeolog!

Detalhes no Projetando

Parabéns, Gládis!

sábado, agosto 20, 2005

Telescópio virtual

O Miniobservatório Astronômico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) está aberto a instituições de ensino para observações remotas. Onde o observador não precisa estar presente no local onde se encontra o telescópio.

Mesmo distante fisicamente do equipamento, o observador consegue direcionar a câmera astronômica a partir de um site na internet, fazendo com que as imagens sejam digitalizadas na tela do computador.
...

As instituições de ensino interessadas em promover sessões de observação remota no miniobservatório devem preencher um formulário de solicitação, disponível em www.das.inpe.br/miniobservatorio.

Se a proposta for aprovada, o usuário recebe um nome de usuário e senha para acessar o telescópio no dia e horário agendados. O projeto inclui instituições de ensino fundamental, médio e superior.

[da Agência FAPESP]

Technorati Tags: , ,

links recomendados da semana / por Su

:: como usar o gmail como leitor de rss >> por karu

:: recursos essenciais para o Google Maps.

:: efeitos especiais e dicas para fazer vídeos.

:: dica da Iris: use o Microsoft Word para publicar diretamente no Blogger - para windows 2000 ou xp, office 2000 + e blogger.com.

:: mais mapas em Flash Earth - google maps + flash

mapas, postada por suzzinha.


:: rastreie os seus visitantes usando o Google Maps >> http://www.gvisit.com/


:: mais mapas, endereços e localizações. Pena que não do Brasil. A9 maps

:: comparar o Goggle com o Yahoo! - University of Illinois at Urbana-Champaign and the National Center for Supercomputing Applications.

:: o que é possível saber sobre o seu computador, conexão, segurança e outras coisinhas >> clique aqui

:: teste seu firewall - por HackerWatchOrg

:: repositório de scripts >> User's scripts

:: tutorial para fazer botões animados usando flash - Todo Blogs

Technorati Tags: , , , , , , ,

domingo, agosto 07, 2005

Revista Novas Tecnologias na Educação - mai/2005

Não sei exatamente quando foi colocada online, mas está disponível a Revista Novas Tecnologias na Educação - RENOTE do CINTED/UFRGS. Podem ser acessados todos os artigos, projetos e oficinas do V Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação do CINTED, realizado na UFRGS e maio deste ano.

Entre os artigos, Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria, de minha autoria, que pode ser acessado aqui.

abraço,

Suzana Gutierrez

sexta-feira, agosto 05, 2005

Curso Formação Continuada de Professores do Ensino Básico

Estão abertas até o dia 25 de agosto de 2005 as inscrições para o Curso de Formação Continuada de Professores do Ensino Básico. O curso será realizado no período de 26 de agosto a 19 de novembro de 2005, na FACED/UFRGS, com uma carga horária de 40 h, aulas às sextas-feiras, das 18h30min às 22h, e aos sábados das 8h30min às 12h.

O curso objetiva a formação continuada visando a atualização de professores da Educação Básica e da rede pública de ensino. Serão realizados seminários temáticos, seguidos de fóruns de discussão, ministrados por professores, mestrandos, doutorandos e estagiários. Será conferido certificado ao participante com freqüência mínima de 75%. As vagas são limitadas. Podem participar professores e alunos de licenciaturas. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 até o dia 25 de agosto, e de R$ 100,00 no dia do início do curso. Alunos da UFRGS têm 50% de desconto. A promoção é da Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS e da Faculdade de Educação da UFRGS. Informações e inscrições no Anexo I da Reitoria da UFRGS, sala 315, na Av. Paulo Gama, 110, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h, fone 33163944, e-mail coorlic@prograd.ufrgs.br.

Seminário Nacional Brinquedoteca

Seminário Nacional Brinquedoteca: A importância do brinquedo na saúde e na educação. O evento acontecerá no dia 10 de agosto de 2005, no Auditório Interlegis do Senado Federal, em Brasília, Distrito Federal.
A promoção é da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. O seminário objetiva discutir o tema sob seus vários ângulos e a troca de experiências entre especialistas das diferentes áreas de atuação interessados no uso da brinquedoteca como instrumento de desenvolvimento humano e de formação de consciência do "lúdico como atitude existencial".

:: mais informações

eventos

Oficina de Arte Digital

Somos multiplicadoras de Cruzeiro do Sul - Acre criamos esse Blog para divulgação dos trabalhos produzidos por alunos e professores na Oficina de Arte Didital.

A idéia partiu de Plano de Curso do professores de Arte onde apresenta como conteúdo: Outras formas e imagens, histórias em quadrinhos, arte e computador, movimentos...

Essa oficina teve como objetivo usar os recursos tecnológicos na disciplina de Arte, mas também envolveu outras disciplinas como Biologia, Geografia, Sociologia e Língua Inglesa...

Programas utilizados: Paint, Hagáquê, e a versão demo Movie Gear.

[Nájla Cristina e Francisca de Magalhães]

Projeto palavra aberta

É um espaço virtual para divulgação de textos produzidos pelos alunos de sétima e oitava série. O objetivo, além da divulgação em si, é a troca de idéias de alunos de diversas regiões, que apesar de separados geograficamente, poderão entrar em contato com as idéias, linguagens, maneiras de se comunicar, enfim, de adolescentes das mais diferentes partes do país, desenvolvendo habilidades de escrita, leitura e interpretação, motivando-os a produzir, ler e interpretar textos produzidos por colegas virtuais. Por outro lado, os professores envolvidos terão a oportunidade de trabalhar e trocar informações com outros professores e estabelecer uma rede de relacionamento virtual, quebrando barreiras e mudando paradigmas. Será também uma oportunidade de ver os resultados imediatos de seu trabalho compartilhado na net. É importante salientar que professores e alunos, devem providenciar seus e-mails que serão cadastrados no blog do projeto. [Profª Gládis Leal dos Santos, Joinville, SC]

Vale conferir! Visite em http://palavraaberta.blogdrive.com/

quinta-feira, agosto 04, 2005

Educação à distância e colaboração on-line

Esta semana foi publicada mais uma matéria sobre Educação a distância e tutoria on-line no site da Microsoft Educação.

Eu e um ex-aluno meu, dentre outros, fomos entrevistados.
O link para acesso direto é: http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/tutores.mspx