segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Mais que foto menos que vídeo

...Então você tem uma atividade didática (óbvio que você pode pensar em outras aplicações) e não tem uma filmadora por perto. Ou então você só tem os registros fotográficos de um evento e queria enriquecer a descrição dos mesmos...você poderia, no seu fotolog, escrever uma descrição detalhada ou então gravar um áudio a respeito daquela imagem.

E se isto existisse numa única ferramenta? Alguém teve esta idéia e lançou o bubbleshare. Basicamente uma ferramenta (beta) para juntar fotos e áudio de suas histórias. Ou se preferir, criar photocast para ser acessado, por exemplo, num Ipod!

Veja um exemplo rápido de uma aplicação educacional. A dica desta ferramenta eu li no BEE WebHead blog.



PS1: Apesar do serviço ainda está numa fase beta, não é necessário convite para usar a ferramenta, como faz o agregador social wasabi. Captaram melhor a idéia de web2.0 ;-)

PS2: O que?! Quer um convite pra conhecer o wasabi? Envie um e-mail válido para meu endereço que eu te convido ;-). Obrigado ao Marco Gomes pelo convite de entrada ;-)



Do Edubuntu

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Wikipedia e Educação

E dando continuidade a evolução para uma web 2.0, um portal sobre educação dentro da wikipedia!

Tem até um verbete sobre blogs educativos, entre outras coisas legais.

Do Edubuntu

domingo, fevereiro 19, 2006

Stickam

A dica eu ouvi lá no escolabr/podcast que pegou lá na Blogosfera M@rli que achou lá no teleceu...de uma ferramenta criada no dia 16/02/2006!

Basicamente é uma central de comunicação multimídia no seu sítio ou blog. Chama-se stickam, e disponibliza no seu síto/blog uma central de brodcast de vídeochat, audiochat, fotos e etc... Criando a possibilidade de você interagir, em tempo real, com seus leitores (ou ouvintes dos seus podcasts !).

Após o cadastro gratuito, você pega o código e cola no seu sítio/blog e pronto. Você tem 500MB para utilizar... Bacana não?

Taí uma aplicação útil do flash...(porque eu detesto flash !).

Alguns dirão que tudo isso já existia. É verdade, mas no paradigma da web 1.0. Agora é tudo isso num único lugar e no seu sítio/blog ;-) É a web 2.0 chegando com força total aos weblogs!

Do Edubuntu

domingo, fevereiro 05, 2006

Votações abertas no Blopes

Este mês as votações no BLOPES estão abertas...entre os bloguis brazucas estão:
Onde anda Su, Vamos BlogarBR, Escola BR, Vivência Pedagógica, trabalhos de física entre outros.

Apesar do texto num verde invisível ;-) colocando-se o mouse sobre o texto ele passa a visível ;-)

Então vamos lá participar desta votação...

Do Edubuntu

Cursos Abertos

Seguindo a tradição dos open courses do MIT a UNICAMP também criou seu portal de ensino aberto. Parece funcionar desde 2003. Encontrei utilizando a ferramenta de busca do firefox, que entre as várias (dica do Luis Tamiosso) opções de pesquisa de conteúdo, faz pesquisa de material sob licença Creative Commons...

do Edubuntu