quarta-feira, março 29, 2006

Experimentos escolares na ISS

Além de contar com o astronauta brasileiro Marcos Pontes, a missão Soyus-TMA-8 estará desenvolvendo dois experimentos escolares de escolas da rede municipal de São José dos Campos! Siga este apontador para maiores detalhes:

http://www.las.inpe.br/microg/index.html

Você poderá ter mais detalhes sobre o projeto espacial brasileiro aqui:

http://www.aeb.gov.br/

E acompanhar onde se encontra a ISS (sobre a Terra), na ligação abaixo:

http://xjubier.free.fr/en/site_pages/ISS_HST_GoogleMapFrames.html

Maiores detalhes sobre SOYUZ-TMA-8 aqui

Do Edubuntu

quinta-feira, março 23, 2006

Fórum Munidal da Educação 2006

Começa oficialmente hoje e segue até o dia 26 de março em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro - Brasil, O Fórum Mundial da Educação de 2006. A programação completa você pode conferir aqui e o sítio ofical do evento está aqui.

O tema central é Educação Cidadã para uma Cidade Educadora:

"(...) A constituição de uma Cidade Educadora não pode prescindir de uma base educacional que permita, provoque e determine a promoção e a efetivação da cidadania, partindo do pressuposto de que sem respeito às diversidades étnico-racial, cultural e de gênero e sem o debate sobre as reais causas da desigualdade econômica e a luta para sua reversão, tal projeto não se concretizará, sendo também necessário o estudo, o acompanhamento e a transmutação do comportamento ético que vigora na sociedade, fruto de uma falsa idéia da supremacia das individualidades sobre qualquer projeto de cunho coletivo. Tais considerações devem direcionar a constituição de uma Cidade Educadora como um norte a ser alcançado, cujo caminho precisa ser pavimentado pela implementação efetiva de Políticas Públicas estruturantes..."

Amanhã vou aparecer por lá.

Do Edubuntu

quarta-feira, março 15, 2006

e-proinfo agora é software livre

O projeto e-proinfo começou na gestao fhc e era inicialmente centrado na plataforma microsoft. Gastou-se uma boa grana com licenças deste sistema operacional e obviamente o seu alcance foi muito restrito.


Não sei ao certo em que ponto ocorreu a inflexão, mas ele foi cada vez mais mudando o seu paradigma de desenvolvimento e agora vai ser disponibilizado como software livre.

Ele é desenvolvido usando php + mysql e com a abertura do código o paradigma do código fonte aberto fará com que sua curva de desenvolvimento seja mais acentuada, pois, em tese, as universidades brasileiras e cefets (Centros Federais de Educação Tecnológica) que já a utilizavam e contribuiam para o seu amadurecimento, como usuárias, poderão agora, também ajudar no desenvolvimento (de código).

Atualmente qualquer instituição pública ou privada, pode se cadastrar e assinar convênio para usar a plataforma que roda nos servidores do projeto. Com a abertura do código fonte, qualquer pessoa ou instituição poderá, em tese, fazer uma instalação nos seus próprios servidores.

Maiores detalhes veja no portal Software Livre Brasil.

Eu não posso deixar de assinalar que agora, ao menos em tese, uma escola pequena ou média poderá fazer uma instalação desta plataforma de e-aprendizagem e disponibilizar cursos, acessíveis por dispositivos como os notebooks do MIT!. A vantagem é que já existem milhares de cursos prontos e relativamente maduros que foram desenvolvidos por universidades ou cefets (quase sempre com financiamento público via finep e/ou outros órgãos financiadores públicos).

Se estes cursos seguirem a tendência de se tornarem abertos sob uma licença menos restritiva (pense na obsoleta licença de copyright que foi extremamente útil na era industrial mas que impede a inovação na era da informação!) como, por exemplo, uma Creative Commons, temos então os ingredientes para uma revolução educacional neste País.

Como reza o mantra: O futuro será livre e colaborativo!

Mais informações sobre e-proinfo como software livre no sítio da SEED
Do Edubuntu

sexta-feira, março 10, 2006

novidades web 2.0

Linkei algumas novidades em aplicativos web. Algumas delas com bastante recursos para a educação.

Num Sum, BubleShare, Flagr, Writely, Basecamp e outras novidades

sábado, março 04, 2006

Versão Final dos Notebooks do MIT

Via wasabi li a notícia no digg sobre as versões finais dos notebooks do MIT...

Estão bonitos ;-)

notebooks do MIT


notebooks do MIT

Configuração?

An XScale/ARM 500mhz CPU would be fine. 128mb RAM. 1gb of built in flash memory, with a CF card slot for expansion. Built in WiFi, runs on say half a dozen C NiMH batteries, can be charged from A/C or the above mentioned hand crank.

O que eles podem fazer? Veja isso, por exemplo

Do Edubuntu

SuprGlu

Para quem quiser me subscrever todinha :) >> meu feed no SuperGlu.
O SuprGlu é um aplicativo web que reúne diversos feeds rss publicando-os numa mesma página de formato blog. Uma interessante forma de construir um metablog ou de reunir num mesmo espaço diversos feeds nossos, tais como Flickr, del.icio.us, webnote, ...

Como o SuprGlu distribui seu conteúdo via rss é possível subscrever a totalidade dos feeds de alguém apenas usando um endereço. Resta ver como funcionaria um SuprGlu de um SuprGlu de um SuprGlu... captaram?

Minha página no SuprGlu chama-se Onde anda Su?, sintomaticamente.

Technorati Tags: , , , ,

mapeando redes sociais com o Flickr Graph

Venho usando o Flickr quase que desde a hype inicial :) Porém,... nunca aprofundei o uso além daquilo que fosse utilitário em relação a exibição e manipulação de imagens. Dá para constatar isso apenas olhando as minhas fotos. Registrei o aparecimento de diversas aplicações que utilizavam a API do Flickr e até algum tutorial elaborei em relação a isso, principalmente nas coisas que poderia aproveitar em projetos ligados a educação e uso de tecnologia.
........... continua