sexta-feira, outubro 20, 2006

Check out this podcast episode!


CAIC MARIANO COSTA - Rádio Web Joinville - SC


ouça, comente, sugira, PARTICIPE!


Programa # 02





Enjoy! -- Gladis Santos

domingo, outubro 08, 2006

Mais educadores na blogosfera!

Oi pessoal, começamos um blog coletivo entre várias esducadoras aqui de São Paulo, venham visitar, é o "Refletindo Tipo Assim".
abços,
Lilian

sábado, outubro 07, 2006

sexta-feira, outubro 06, 2006

História da educação

1-) De onde vieram os grupos africanos?
Século XVI - Vieram da região do litoral oeste da Africa que correspondem a países como Guiné, Serra Leoa e Senegal.
Século XVII - Região da Costa da Angola que atualmente corresponde aos países de Gana, Togo, Nigéria e Camarões.
Século XVIII - Região de Angola e Costa da Mina constituem as mais importantes e duradouras extensões territoriais das rotas de tráfico.
Século XIX - Nesta época já havia vários tratados para a abolir o tráfico negreiro. Este último ciclo abrange países como: Gana, Togo, Nigéria, Congo, Angola e Moçambique.

2-) Situar a diáspora
Os povos africanos vieram de diferentes regiões e cada qual possuia uma cultura particular. Sendo assim, era difícil que ocorresse uma fusão cultural, pois cada tribo possuia hábitos, dialetos e religiões diferentes. Os escravos eram vendidos como mercadorias e eram separados de suas famílias. A escravidão iniciou no litoral brasileiro e depois foi para o interior.
3-) Analisar a conformação atual/anterior
No século XVI por meio de ameaças, de conquistas ou de tratados a África Oriental estava submetida ao domínio português. Até o século XIX a África sofreu forte domínio europeu, principalmente por parte de Portugal, Inglaterra, França, Itália e Alemanha. Atualmente a maioria dos países na África constituem-se em repúblicas, boa parte desses países conseguiu sua independência no século XX durante a década de 60.
Renata Jardim e Caroline Klimkovski.