terça-feira, agosto 28, 2007

Considerações de Pierre Lévy sobre Educação à Distância

um novo blog e um vídeo interessante...

Minha colega Maria Aparecida, juntamente com outros professores e professoras do Paraná, estão fazendo um curso, chamado Programa de Desenvolvimento Educacional. No curso, em parceria com outras colegas, criaram um blog dentro do tema de interesse do grupo, que é a Língua Inglesa.

O endereço é http://pdeinglesuel.blogspot.com/ e, lá elas contam que o blog:

servirá de consulta para os professores de inglês do Estado do Paraná, que farão parte do GTR - Grupo de Trabalho em Rede.
São um total de até 37 professores, que serão tutoriados pelas 17 professoras do PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional em Língua Inglesa as quais fazem curso na Universidade Estadual de Londrina.
E é de lá que eu copiei este interessante vídeo:

domingo, agosto 26, 2007

Mudança na Prática

Estamos finalizando a primeira parte de nosso trabalho na oficina com as alunas do Magistério, onde aplicamos a metodologia de trabalhar com PA.
Na metodologia de aprendizagem por projetos, uma prática pedagógica baseada na construção de conhecimento, ao invés de dar o raciocínio pronto, o professor falando e o aluno ouvindo, o professor passa a ser desafiador, ou seja, aquele que abre espaço à participação dos alunos, favorece a autonomia na escolha, questiona e problematiza para gerar conflitos cognitivos e com isso, o desenvolvimento da inteligência e a construção do conhecimento. Essa forma de trabalhar a construção de conhecimento implica numa grande mudança de concepção pedagógica, portanto, uma possibilidade de mudança na prática.
Como nos diz Magdalena e Costa (2003):
[...] uma proposta de trabalho em sala de aula, onde são privilegiadas as questões de investigação que nascem dos interesses e necessidades dos alunos e a busca autônoma de respostas para elas. [...] que possibilita aos alunos construírem conhecimentos a partir das interações com professores, colegas e a sociedade em geral. [...] em um ambiente onde os alunos são apoiados e incentivados [...] ação, envolvimento e focalização da atenção dos alunos nas atividades, mais do que no professor [...]

A segunda parte que será desenvolvida no último trimestre, ou seja, setembro outubro e novembro, as alunas irão preparar planos de aula com a construção feita, cada grupo com o tema desenvolvido durante a pesquisa. Pretende-se também, que as três turmas de terceiro ano apliquem os planos feitos em uma turma de segunda e terceira série do ensino fundamental.

Projetos de Aprendizagem das Alunas

quinta-feira, agosto 23, 2007

Novidades no Google Maps

Agora é possível linkar o seu mapa, criado no Google Maps, para o seu blog/site, personalizá-lo, e utilizar todo o material para a leitura de mapas em sala de aula.
Tem mais explicações no meu blog.

terça-feira, agosto 21, 2007

Brincando com fotos

O site dumpr.net disponobiliza on-line recursos de edição de fotos, possibilitando imagens em cubos, em forma de quebra-cabeça, como quadro de museu... Para pura diversão ou publicação em blogs, orkut, páginas pessoais, etc.
Talvez este site já seja conhecido de muitos, mas o descobri recentemente e divulgo aqui seu endereço. Veja aqui imagem como ovo.

domingo, agosto 19, 2007

Thinkfree

O ThinkFree é um pacote de escritório completo que inclui editor de textos, planilha e software de apresentação. Os arquivos do thinkfree podem ser compartilhados, publicados no próprio thinkfree ou ainda, escritos diretamente em blogs.
Para saber um pouco mais sobre esta ferramenta, dê uma olhadinha no blog colaborativo, criado pelo grupo 3 da disciplina PROA17B.

domingo, agosto 12, 2007

O OLPC

Interessante e linkadíssima a postagem da Profª Raquel Moraes sobre o OLPC ou Um computador por Aluno:

http://aulavirtualedemocracia.blogspot.com/

gmail

Lá no meu blog os assuntos são outros, todos com alguma coisa sobre educação. Aqui eu gostaria de divulgar um link "utilitário":

60 ferramentas para usar com seu gmail

São scripts e outras coisinhas para personalizar o seu gmail.

segunda-feira, agosto 06, 2007

Enquetes

Em mais um dos passeios que tenho feito pela Web, encontrei um blog que apresenta uma nova (pelo menos para mim) ferramenta disponibilizada pelo Blogger. Ainda não tive tempo para pesquisar mais e descobrir como é que isso funciona, mas achei bacana a possibilidade de criar enquetes/pesquisas de opinião em nossos blogs. Quando bem organizado e pensado, certamente esse seria um espaço de interação bastante interessante, permitindo que "ouvíssemos" nossos alunos...
No blog citado, as enquetes são "brincadeiras", mas vejo grandes possibilidades para o uso pedagógico delas. Pra quem quiser dar uma olhada, visite o endereço:
http://omeio.blogspot.com/search/label/Sondagens

domingo, agosto 05, 2007

10 dicas para um blog arrasar

Confira no blog Dicas da Aninha o que dizem Robert & Maryam Scoble.

Educação, agregadores e ambientes de aprendizagem

Comecei a usar agregadores em 2003, na época em que rssficar um blog era ainda artesanal. Usei inicialmente o NewsDesk e, mais tarde, o Sharpreader. Fiquei bons anos no Bloglines e, agora, venho usando o Google Reader, para testar e, também, porque me deu a maior preguiça de ajeitar a miscelânea de links no meu Bloglines.

Hoje, usar um agregador para ler conteúdo na web ainda é algo novo para educadores e para o usuário comum. Mesmo que a agregação/distribuição de conteúdo venha mais nitidamente associada com os navegadores e com os blogs.

....segue no gutierrez/su

sábado, agosto 04, 2007

Vídeo - Ilha das Flores

Encontrei e compartilho, a linda produção de Jorge Furtado.



link >> http://video.google.com/videoplay?docid=5310352391555601366

ou no Porta Curtas