segunda-feira, outubro 29, 2007

OS CINCO MANDAMENTOS DA MENTE PARA O FUTURO




Na revista planeta de julho de 2007, foi publicada uma reportagem muito interessante sobre os cinco mandamentos da mente do futuro: disciplina, síntese, criatividade, respeito e ética.
Howard Gardner, professor da Harvard University (EUA) descarta a velha e conhecida idéia de QI (quociente de inteligência) para medir a capacidade do nosso cérebro.
Disciplina: acolhe os estímulos e consegue individuar um campo particular no qual eles podem ser aplicados;
Síntese: habilidade para coletar informações de diversas fontes e as sintetizar de maneira original e sensata;
Criatividade: cultiva novas idéias, formula perguntas insólitas, obtém respostas inesperadas. Pode ser alcançada após o desenvolvimento da mente disciplinada e da mente sintética;
Respeito: aceita as diferenças entre as pessoas, se esforça para compreender os outros e colaborar com eles;
Ética: compreende as características e os objetivos do trabalho ou ação aos quais ela se dedica. Avalia as necessidades e desejos relativos a esse trabalho ou ação, buscando ir mais além dos simples interesses pessoais.
Veja a reportagem na íntegra na Revista Planeta (aqui).

sábado, outubro 27, 2007

Blog Colaborativo


Terminamos nosso blog colaborativo sobre Mapas em junho. Disciplina do Curso de Especialização com as professoras Iris e Suzana. Não conseguimos continuar pois estávamos todas com o TCC que agora penso, está quase no final. Para mim só falta a "defesa".O que chama minha atenção que, mesmo sem ter feito novas postagens ,continuamos a receber visitas. De todo o mundo, confiram. Mapas On-line

domingo, outubro 14, 2007

Dia dos Professores

Mensagem enviada pela minha amiga Nara.

sábado, outubro 06, 2007

Dados sobre as TICs

A Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana, RITLA, é um organismo internacional, de caráter intergovernamental, destinado a contribuir, por meio da cooperação regional, ao desenvolvimento científico e tecnológico dos países da América Latina.

A RITLA produziu dois estudos interessantes que podem ser úteis:

>> “Lápis, Borracha e Teclado – Tecnologia da Informação na Educação – Brasil e América Latina”

De autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, diretor de pesquisas do Instituto Sangari, que utiliza as informações existentes sobre a situação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no Brasil, na América Latina e no mundo, para dimensionar as diversas brechas digitais entre os que têm e os que não têm acesso ao mundo da informática e da internet, especialmente no campo da educação.
Para visualizar, clique aqui.

>> Índice de Discriminação Digital (IDD)

Aponta a situação das regiões e dos estados brasileiros no que diz respeito ao uso das novas tecnologias da informação e da comunicação. O índice está apresentado na publicação Mapa das Desigualdades Digitais, de autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz. O trabalho, que tem como base dados recentes do IBGE, oferece um quadro abrangente da situação da exclusão digital no Brasil e apresenta um conjunto de considerações e recomendações sobre essa situação.
Para visualizar, clique aqui.

Outras informações, no Bloguinfo.