domingo, setembro 28, 2008

quarta-feira, setembro 24, 2008

Estratégias de busca na web



by Commoncraft

segunda-feira, setembro 22, 2008

Indicar livros no blog




Se você quiser indicar as suas leituras no seu blog, dá uma olhada nesta idéia do Google.

MIT lança livro sobre "educação aberta"

Pelas mãos de Toru Liyoshi, director do "Knowledge Media Lab" da Fundação Carnegie e M. S. Vijay Kumar, director do Gabinete para a Inovação e Tecnologia na Educação do MIT, chega-nos um livro com uma compilação de estudos sobre tecnologia aberta, conteúdos abertos, e conhecimento aberto. O livro é entitulado: "Opening Up Education: The Collective Advancemente of Education through Open Technology, Open Content, and Open Knowledge". O livro pode ser descarregado livremente do sítio web da imprensa do MIT.

ler mais

Recursos Educativos Abertos para Educadores

O livro "Open Educational Resources Handbook for Educators Version 1.0" (Guia prático de Recursos Educativos Abertos para Educadores), tem como objectivos ajudar a criar, a utilizar e a partilhar recursos educativos abertos (em inglês geralmente designados Open Educational Resources - OER).

Leia mais no Software Livre no Ensino

domingo, setembro 21, 2008

Competição de blogs de estudantes

Mais de 100 estudantes e 8 blogs de turma da Austrália, Portugal, Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos estão envolvidos no jogo. A competição é multilingual - com questões semanais escritas em inglês e português.

Começa amanhã. Quem participa?

Informações

em português

Dr Pic - editor de imagens online

Pequenos ajustes em imagens como cortar, modificar o tamanho, adicionar texto ou efeitos podem ser feitos usando o Dr Pic.

para testar :)

>> outros editores de imagem e vídeo

terça-feira, setembro 16, 2008

Vídeos Culturais no You Tube

Neste domingo o Jornal O Globo publicou uma lista de Vídeos com personalidades como Carmen Miranda, Maria Bethania, Roberto Carlos, Helio Oiticica e Nelson Rodrigues, entre outros que podem ser encontrados no You Tube.

Veja no link a edição On line.

sexta-feira, setembro 12, 2008

FFFFOUND



FFFFOUND é um serviço web onde os usuários podem postar e compartilhar imagens encontradas na web e, também, construir um registro de imagens, gostos, preferências e interesses por meio da classificação destas imagens.

Edu 2.0 e colaboração

Na era da colaboração, faz falta a... colaboração :) Seja pela multiplicidade de estímulos e solicitações, seja pela crônica e terminal falta de tempo que assola todo trabalhador, os lugares e os não lugares colaborativos (como este blog!) andam carecendo de colaboração.

Mas, assim mesmo, otimista como sempre, recomendo o Edu 2.0, iniciativa da Prof. Miriam Salles, um wiki colaborativo nos moldes do Vamos Blogar. Participem!

Apresentação:

Esse é um wiki, baseado no WebTools4U2Use, para criar um repositório, em português, de recursos de web 2.0 que possam ser utilizados em atividades e projetos educacionais. Além disso, um espaço onde educadores possam encontrar boas referências para a sua prática.

Para cada categoria de recurso será criada uma página onde poderá ser encontrado:

* o que é o recurso,
* sites onde esses recursos podem ser encontrados/utilizados,
* tutorial para uso de recurso,
* exemplos de utilização em projetos,
* leituras complementares.

Fica o convite para quem quiser colaborar na construção desse wiki ou mesmo para quem quiser divulgar a sua prática.
Entre em contato por email se você tiver sugestões para que esse espaço possa ser aperfeiçoado.

domingo, setembro 07, 2008

A trama do conhecimento e o drama da escrita



Lançamento em Porto Alegre do livro A TRAMA DO CONHECIMENTO: Teoria,método e escrita em ciência e pesquisa, do Prof. Dr. Lucídio Bianchetti. Atenção para a palestra imperdível. Recomendo mesmo!


quinta-feira, setembro 04, 2008

Recursos Educacionais

via Alfarrábio

Paulo Bicarato nos mostra excelentes recursos para educadores. E tem mais: Free!!!

"Essa veio por parte do Hudson, via MetaRec: uma lista com dezenas de softwares livres que podem ser utilizados na área da educação. Uma das fontes é o Projeto Classe, além do Projeto Pandorga, KDE-EDU, Freeeduc, Linux educacional e Projeto SL educacional. Segue a lista completa aí..."

ler na íntegra