segunda-feira, abril 27, 2009

Twubs

Faça mais com o Twitter

 
 

Sent to you by Suzana Gutierrez via Google Reader:

 
 

 
 

Things you can do from here:

 
 

domingo, abril 26, 2009

Top 13: dicas para tirar melhores fotos casuais com sua câmera digital ou ce...

E visite o original em http://www.efetividade.net/

Sent to you by Suzana Gutierrez via Google Reader:

via Efetividade.net by augusto on 23/04/09

Que tal aprender como garantir fotos de maior qualidade, mesmo sem ler o manual inteiro da câmera, nem frequentar um curso sobre a arte e a técnica da fotografia?

A praticidade das câmeras digitais e a popularidade cada vez maior dos celulares com câmeras de melhor qualidade vem permitindo que cada vez mais pessoas - que não desejam dominar a técnica da fotografia - se dediquem a tirar fotos dos momentos que desejam preservar, paisagens que desejam relembrar, e das pessoas de que gostam.

O aumento do número de fotos causado por este fenômeno já me levou a escrever um artigo anterior sobre como sair melhor em fotos casuais, já que não conseguimos evitar que nossas fotos sejam tiradas nos momentos mais inesperados ;-)

E agora chegou o artigo do ponto de vista oposto: as dicas para quem não quer dominar a técnica e a arte da fotografia, mas mesmo assim deseja aproveitar melhor os recursos que tem à disposição, melhorando a qualidade das fotos casuais que tira.

Ler o manual inteiro dos equipamentos, e frequentar um bom curso sobre o tema, seriam estratégias bastante interessantes, se você realmente quer dominar a Fotografia. Mas se o seu interesse é casual, as dicas a seguir irão lhe ajudar a melhorar bastante seus resultados, sem esforço desproporcional.

Como fotografar melhor

  1. Dirija e intervenha: Se estiver tirando fotos de pessoas posando, não se limite a fotografá-las como estiverem, ou aos clássicos comandos direcionais ("mais pra trás", "mais pra direita"). Procure o melhor fundo, a melhor iluminação, reagrupe-as. Procure mostrar a personalidade delas, tire múltiplas fotos para depois escolher as melhores. Mas não exagere, a não ser que sejam modelos pagos para isso, senão logo elas vão parar de colaborar!


  2. Não centralize tudo! Depois que você aprender a travar o foco (veja a dica 5, abaixo), passe a dar mais vida e dinamismo às suas fotos, abandonando a técnica antiga de deixar o ponto principal da foto exatamente no seu centro. Uma das maneiras mais básicas de obter um enquadramento harmonioso é imaginar que a sua foto é um grande tabuleiro de jogo da velha, e alinhar o modelo a uma das duas linhas verticais traçadas, como no exemplo acima. Depois de dominar o alinhamento básico, você pode buscar aprender mais sobre o bom uso da grade de 3×3 células formada pelo "jogo da velha", usando bem suas linhas e células para enquadrar. Dica extra: algumas câmeras dispõem do recurso de exibir esta grade diretamente no display, facilitando a vida de nós, amadores.



    Plano médio e plano americano

  3. Dê dois ou cinco passos para a frente… Meu avô dizia que uma foto bem enquadrada mostra ao mesmo tempo os pés e a cabeça do modelo, mas às vezes faz bastante sentido tirar as fotos bem mais de perto. Enquadre bem, e conscientemente, mas não tenha medo de tirar as fotos um pouco mais de perto. Se for o caso, tome emprestado do Cinema o Plano Americano (do joelho pra cima, mostrando melhor a expressividade do rosto, sem esconder o fundo) ou o Plano Médio (da cintura pra cima, mostrando com clareza a interação entre os modelos).


  4. Pratique o uso do seu flash fora de casa: Ao tirar retratos fora de casa, dependendo das condições de iluminação, o rosto ficará sombreado. Dominar o uso do flash nestas condições exige alguma prática, mas praticar com fotos digitais custa pouco - convide alguém e pratique posicionamento (contra o sol, a favor do sol, na sombra, etc.) e distâncias até saber como se posicionar - e aí aplique o que aprendeu, quando chegar a hora certa. Às vezes a distância máxima para uso do flash ao ar livre não passa de 5 ou 6 passos, e se você tirar fotos com ele ligado a distâncias superiores a isso, o efeito será o oposto ao desejado: vai ficar tudo escuro.


  5. Aprenda a "travar" o foco: já aconteceu de você tirar uma foto, e ao vê-la posteriormente, perceber que a câmera colocou em foco alguma coisa do fundo da imagem, e o que você queria mostrar ficou borrado, como no exemplo acima? Normalmente, para "travar" o foco, você deve apontar a mira da sua câmera digital exatamente para o ponto que deseja focalizar, e aí apertar o disparador até a metade, aguardando para que seja focalizado (até ouvir um bip, ou ver o indicador da mira ficar verde). Aí, sem soltar o disparador (que está apertado apenas até a metade), reposicione a câmera para dar o enquadramento que desejar - o foco permanecerá fixo, por mais que você reenquadre.


  6. Tenha memória e bateria suficientes: a marca do fotógrafo amador mal-sucedido é o despreparo. Quem já não viu alguém num canto da festa apagando fotos da memória da câmera porque acabou o espaço, e reclamando porque está tendo de apagar fotos de que havia gostado? Quem nunca ouviu a clássica pergunta desesperada: "alguém tem pilha? a minha acabou!" Se você gosta de fotografar, comprar mais um ou dois cartões de memória para a sua câmera não é caro, e ter baterias carregadas de reserva é essencial.


  7. Fique na altura do seu modelo: Especialmente se for tirar fotos de crianças ou bichos, procure segurar a câmera na altura dos olhos deles. A foto vai ficar muito mais interessante e natural, mesmo que eles não estejam olhando para a lente da câmera! Veja a diferença no exemplo acima, cortesia da Kodak.


  8. Prefira um plano de fundo que seja uniforme: não precisa ser liso, mas idealmente deve ser contínuo. Tome cuidado especialmente com composições que façam parecer que um galho ou um poste "nascem" da cabeça de alguém retratado. Um fundo uniforme destaca o tema da sua foto, como demonstra o exemplo acima, cortesia da Kodak.

  9. Conte a história toda: Se estiver fotografando um evento, como uma viagem ou uma festa, não se esqueça de contar a história toda: registre os preparativos, a partida, arrumações, chegada de convidados, retorno, etc. Tire muitas fotos, e depois escolha quais merecem ser guardadas. Assim, o registro fica muito mais rico.


  10. Automatize o que precisar: Eu prefiro escolher sozinho o foco e o momento exato da foto, mas há quem tenha dificuldades na operação ou coordenação e acaba tirando grande quantidade de fotos tremidas, fora de foco, ou perdendo o momento exato que queria registrar. Se você conhece alguém assim, insira na lista de possíveis presentes de aniversário para esta pessoa uma câmera com estabilização automática de imagem, detecção de face ('face detection') e detecção de sorriso ('smile shutter'). O primeiro estabiliza a cena, evitando o efeito causado pelo tremor do fotógrafo ;-)


    Na foto da direita, o face detection estava ativado, e a câmera ajustou sozinha o foco e exposição

    Ambos os demais são recursos exclusivos para "retratos", sendo que o primeiro deles identifica automaticamente os rostos das pessoas sendo enquadradas, e ajusta o foco, exposição e outros parâmetros da câmera para mostrá-los melhor. Já o último fica atento a estes rostos, e tira a foto no momento em que detectar o surgimento de um sorriso. As configurações avançadas podem ser complicadas (de sorrisinho a gargalhada, sorrisos de todos os modelos ou de um específico, etc.), mas a configuração padrão tende a ser boa, bastando ativá-la (e essa parte é fácil) quando necessário.


  11. Mantenha a câmera em alta resolução: Uma dica clássica, e completamente desnecessária se você seguiu a dica lá de cima sobre estar preparado, era configurar a câmera para usar baixas resoluções, permitindo assim guardar mais fotos na memória. Tenha bastante memória disponível, e aí não tenha medo de manter a configuração original de resolução - 5 megapixels ou mais, e nunca menos de 3 megapixels. Você sempre pode reduzi-las na hora de arquivá-las no micro, se desejar, mas mantê-las em alta resolução lhe dará a opção futura de imprimir com qualidade, até mesmo em formatos maiores.


  12. Gosta de auto-retratos? As câmeras digitais, especialmente as de celulares e smartphones, são responsáveis pela proliferação de auto-retratos tirados segurando a câmera com o braço esticado, tendo de adivinhar o enquadramento, o foco e o fundo. Muitas vezes, mesmo que a foto não fique tecnicamente boa, serve como um registro divertido e interessante. Se você tem o hábito, peça ao Papai Noel uma câmera com flip no display LCD, permitindo girá-lo para ver a imagem mesmo quando se está de frente para a lente. Se não rolar, ao menos procure uma câmera com um mini-espelho de enquadramento ao lado da lente, como as de alguns smartphones Treo, de aparelhos diversos da Nokia (o meu E71 tem), e de muitos outros.
  13. … ou compre um mini tripé: Se você gosta de tirar fotos de si mesmo (seja com o timer da própria câmera, ou segurando a câmera apontada para si), está na hora de arranjar um mini-tripé. Muitos deles cabem, quando desarmados, no estojo da sua câmera. Eles permitem melhor posicionamento e controle de enquadramento, e custam tão barato que não vale a pena continuar sem eles.


Uma dica extra, para quem quiser praticar, é a da "revelação" caseira. Imprimir fotos em casa, com qualidade típica de serviços profissionais, pode exigir equipamentos e suprimentos relativamente caros. Mas uma impressora doméstica típica, operando em seu modo de mais alta qualidade e com papéis fotográficos que você encontra na papelaria da esquina, pode servir bem para uma impressão casual ou eventual, especialmente quando for para praticar. Eu sempre tenho em casa um envelope destes papéis, e de vez em quando eles são úteis - mas tomo o cuidado de guardá-los seguindo as recomendações do fabricante, expressas no envelope, senão eles estragam rapidinho.

Para saber mais - fontes consultadas:


Things you can do from here:

Como se informar sobre a gripe suína on-line

HOW TO: Track Swine Flu Online

 
 

Sent to you by Suzana Gutierrez via Google Reader:

 
 

 
 

Things you can do from here:

 
 

sábado, abril 25, 2009

sexta-feira, abril 24, 2009

LinkWithin



LinkWithin - Você posta e o aplicativo mostra outras entradas relacionadas. Apresenta-as com link e uma pequena imagem.

A imagem é do site http://www.linkwithin.com/learn

quarta-feira, abril 22, 2009

Instalando o drupal em pouco mais de 6 minutos



 
 

Sent to you by Suzana Gutierrez via Google Reader:

 
 

via efeefe - agregador pessoal by felipefonseca on 22/04/09

Tava brincando hoje com ferramentas de captura do desktop, e pra testar acabei fazendo um vídeo de como subir um site com drupal em poucos minutos, usando shell e deixando tudo bem organizadinho pra eventuais updates. Tá no youtube, ainda sem áudio, mas funcionando. Se eu quisesse, acho que conseguia fechar em cinco minutos, mas fiquei meio lerdo em uns momentos.


 
 

Things you can do from here:

 
 

segunda-feira, abril 20, 2009

Fwd: Seminário Diversidade sexual dos livros didáticos: um desafio ao silêncio


O seminário Diversidade sexual nos livros didáticos: um desafio ao silêncio, será realizado no dia 28 de abril, das 10h às 18h na sala 101 da Faculdade de Educação da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, Campus Centro - Porto Alegre - RS). A entrada é franca.
Promoção: ANIS- Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde e UNODC. Apoio: NUANCES e GEERGE/FACED/UFRGS.
Informações pelo e-mail homofobia@anis.org.ber e pelo telefone 51 - 3308.4129.



sábado, abril 18, 2009

Criei suas próprias fontes



 
 

Sent to you by Suzana Gutierrez via Google Reader:

 
 

via Blog e Fisica by Sergio Lima on 17/04/09

Pro pessoal que gosta de fazer provas ou textos cheios de "fru-frus" uma dica legal que li no Blogue Lua Internet.

É um sítio web onde você baixa uma forma, desenha suas fontes, sobe pro sítio e pega sua nova fonte!

Depois é só usar! Veja no pdf abaixo (pdf mostra o que foi feito independente de não existir a fonte no seu computador!) a fonte que eu criei para testar o serviço: sergio-cursiva.ttf :-)

Clique aqui para abrir o pdf

Agora você pode personalizar suas provas ou comunicados :-)

O sítio para criar as suas próprias fontes é este:

http://www.yourfonts.com/

Do Intrepid Ibex

Texto original blogado do b2evolution.

Caso deseje participar das conversações comente este texto!


 
 

Things you can do from here:

 
 

Crie suas próprias fontes



 
 

Sent to you by Suzana Gutierrez via Google Reader:

 
 

via Blog e Fisica by Sergio Lima on 17/04/09

Pro pessoal que gosta de fazer provas ou textos cheios de "fru-frus" uma dica legal que li no Blogue Lua Internet.

É um sítio web onde você baixa uma forma, desenha suas fontes, sobe pro sítio e pega sua nova fonte!

Depois é só usar! Veja no pdf abaixo (pdf mostra o que foi feito independente de não existir a fonte no seu computador!) a fonte que eu criei para testar o serviço: sergio-cursiva.ttf :-)

Clique aqui para abrir o pdf

Agora você pode personalizar suas provas ou comunicados :-)

O sítio para criar as suas próprias fontes é este:

http://www.yourfonts.com/

Do Intrepid Ibex

Texto original blogado do b2evolution.

Caso deseje participar das conversações comente este texto!


 
 

Things you can do from here:

 
 

Howard Rheingold fala sobre a importância da presença física na educação

em inglês

 
 

Sent to you by Suzana Gutierrez via Google Reader:

 
 

 
 

Things you can do from here:

 
 

sexta-feira, abril 17, 2009

[Preview] TaskFox vai traduzir textos direto da barra de navegação do Firefox



 
 

Sent to you by Suzana Gutierrez via Google Reader:

 
 

via Magaiver by Eduf on 14/04/09

O desenvolvedor , vem publicando sobre como vai ser o , plugin do Firefox baseado no . Já falei sobre ele no Magaiver, . Acima uma rápida demonstração de como a barra de tarefas do navegador da Mozilla vai se tornar uma espécie de ferramenta de linha de comando.

O TaskFox ainda não está disponível para uso público. Mas você pode testar o .

Update:


 
 

Things you can do from here:

 
 

segunda-feira, abril 13, 2009

Google Reader

aprenda a usar e leia seus sites favoritos sem precisar entrar em cada um deles.



* na barra acima, escolha a linguagem das legendas.

segunda-feira, abril 06, 2009

Mapas pesonalizados con Google

Anibal de La Torre explica como personalizar mapas do Google.

 
 

Sent to you by Suzana Gutierrez via Google Reader:

 
 

via Bitácora de Aníbal de la Torre by Aníbal on 27/03/09

El otro día nos hizo falta montar unas pequeñas instrucciones para usar los mapas personalizados de Google, y me acabo de dar cuenta que puede ser bastante útil para alguno de vosotros. Así que aquí tenéis los videos:

1.- En primer lugar veamos cómo acceder a una cuenta de gmail, para poder usar los mapas de Goggle y crear uno personalizado.

2.- Ahora explicamos cómo incluir marcas de posición en un mapa personal de Google y delimitar zonas específicas en el mismo.

3.- En el tercer video se explica la forma de incorporar elementos multimedia (enlaces a páginas externas, imágenes,...) dentro de las explicaciones emergentes de marcas de posición y zonas.

4.- Por último mostramos cómo hacer público un mapa personalizado de Google, para que todo el mundo pueda acceder al mismo.


 
 

Things you can do from here:

 
 

sexta-feira, abril 03, 2009

Teste o seu computador

Conficker Eye Chart

De acordo com as imagens que o seu navegador mostra (ou não), verifique se o seu sistema operacional pode estar infectado pelo Conficker

 
 

Sent to you by Suzana Gutierrez via Google Reader:

 
 

 
 

Things you can do from here:

 
 

quinta-feira, abril 02, 2009

Em Porto Alegre - Feira do Livro e da Cultura do Bom Fim

Sumo Paint



Editor de imagens online Sumo Paint