segunda-feira, fevereiro 11, 2013

5 Edublogues que resistem a efemerização das conversas

Introdução


Arte do logo edublogosfera por Vanessa Nogueira, imagem xupinhada do Edublogosfera

Estou, aqui, usando o conceito mais amplo de edublogues: blogues de Professores que refletem sobre o mundo sob seus pontos de vistas ou blogues cuja temática principal é a educação. Estou também considerando (embora não seja um consenso) que as conversaçṍes que ocorrem nas redes sociais corporativas - twitter, google plus, Facebook, etc - contribuem para a efemerização das mesmas, na medida que se perdem no limbo da enxurrada de conversas, que não são indexáveis e ainda por cima são de difícil pesquisa com o passar do tempo:

"É realmente um desafio ocupar as várias interfaces onde, atualmente, a vida social, as conversas, as interações e, curiosamente, até mesmo os afetos ocorrem sem que haja desperdício de nossas vidas diante de nossos dedos, retinas e lombares... :-)

Mas num mundo em que tudo parece ser efêmero, ter um registro pesquisável, semântico e um pouco mais sob nosso controle pode (poderá?) ser a diferença entres sermos cidadãos históricos numa sociedade digital ou apenas uma quantidade de bytes no banco de dados das corporações!

Os 5 Edublogues

Os edublogues dessa lista estão numa ordem arbitrária...
  • Caldeirão de Ideias - É um blogue editado pelo Robson G. Freire que publica textos sobre educação selecionados por seu Editor. Só isso já seria motivo para que nós o acompanhássemos de perto. Recentemente, lançou um excelente projeto de textos de convidados, com uma série de textos que valem muito a pena você parar por lá por muitas horas.
  • Blogosfera Marli - A Professora, pescadora, formadora de Professores, palestrante e Edublogueira, Marli Fiorentim, que tive o prazer de desvirtualizar em 2012 na Campus Party, é uma edublogueira das antigas (seu blogue acaba de completar 7 anos). A Prof. Marli também tem refletido sobre a necessidade de investirmos mais tempo nos nossos blogues. A propósito, a ideia desse texto que você lê agora, eu tive quando comentava o excelente blogue da Marli.
  • Mulher é Desdobrával - A Tatiane Martins é Professora, Doutoranda e amiga (desvirtualizada) da edublogsfera. Reflete sobre educação e sobre a vida no seu blogue. Recentemente resolveu retomar o blogue, resgatando o mesmo como espaço de memória. É um blogue, sob vários sentidos, inspirador.
  • Blogue da Miriam Salles - A Professora Miriam Salles é edublogueira das antigas e também uma amiga que já tive o prazer de desvirtualizar. Sempre compartilhando descobertas, aprendências e estendendo as conversações. É com alegria que vi que ela retomou o controle do blogue voltando com as conversações.
  • Onde Anda Su - Eu sei, o blogue da Su - Suzana Gutierrez - está adormecido há um bom tempo. Colocá-lo aqui na lista é um provocação para Su voltar a blogar, mas sobretudo uma homenagem a uma das pioneiras e talvez a primeira edublogueira em pt-br no Brasil!

Fechando a conversa

Ao acabar de escrever essa lista reparei que todos os edublogueiros, dos blogues listados acima, acabaram se tornando amigos virtuais (alguns já desvirtualizados outros não). O que só reforça a minha percepção de que os blogues, também, são espaços onde hoje em dia os afetos se manifestam.

E sim, existem vários outros excelentes edublogues que poderiam entrar na lista. Mas a premissa era 5 edublogues. Que tal você criar a sua própria lista de 5 edublogues e, preferencialmemte, publicar no seu blogue! Fica a dica :-)

PS: E este texto é uma tentativa de retomar o Vamos Blogar!