Sent to you by Suzana Gutierrez via Google Reader:
Hoje (01/10/2009) o MEC cancelou as provas do ENEM que seriam aplicadas nos dias 02 e 03/10/2009. Há 99% de chances, segundo o INEP, do sigilo da prova ter sido quebrado.
Diante dos fatos, penso eu, a postura do MEC/Governo foi a mais adequada. O problema não deve ser (como em outras administrações) camuflado. Ao contrário, deve ser enfrentado de frente o mais rápido possível.
Paralelamente a organização da nova prova (há um banco de questões previamente testadas para a realização deste tipo de prova) deve ser feita uma rigorosa e rápida apuração dos responsáveis pela quebra do sigilo. E o peso da lei deve ser aplicado aos responsáveis o quanto antes.
Este é um dos muitos efeitos colaterais nocivos de se basear políticas educacionais apenas em verificações normatizadas de aprendizagens.
Quando toda a comunidade escolar (alunos, professores e pais) acredita que uma prova/avaliação ao final do ensino médio é o evento mais importante de suas vidas acadêmicas então alguma coisa está errada.
O MEC está pagando caro por despertar o monstro da Indústria do Vestibular. Precisará agora de todo um aparato policial para dar conta de uma prova desta envergadura e em nível nacional.
E agora estudantes?
Aos estudantes, mais um tempinho para estudarem! A dica para quem deseja se preparar em física, para a prova do ENEM, é devorarem o farto material produzido pelo Prof. Rodrigo Penna, seguindo este apontador aqui.
Para qualquer concurso (inclusive o ENEM) o plano A é você estudar bastante, inclusive por provas anteriores. E na hora da prova, se for de múltipla escolha e você não souber, não se acanhe de usar o plano B que é aplicar técnicas do chute!
Texto produzido no b2evolution. Participe das conversações. Comente :-)
Things you can do from here:
- Subscribe to Sergio Blog 2.4 using Google Reader
- Get started using Google Reader to easily keep up with all your favourite sites
É, parece que nos dias de hoje nada consegue escapar das fraudes, mas felismente como um orgão competente, a fraude foi descoberta antes da realização das provas, ja pensou se todos tivesem feito as provas, o tamanho do estrago? os gastos?
ResponderExcluir