terça-feira, janeiro 05, 2010

3G da Vivo no Ubuntu – e fácil

 
 

Sent to you by Suzana Gutierrez via Google Reader:

 
 


Há algumas semanas que eu vinha sentindo a necessidade de incorporar acesso móvel à Internet em meu notebook com Ubuntu Linux. Vejamos então como foi o processo para utilizar o penmodem 3G ZTE MF100 da Vivo no Ubuntu 9.10 (Karmic Koala).

Após uma pesquisa inicial na Internet, optei por testar o suporte e o nível de conhecimento das operadoras sobre o uso de penmodem 3G no Ubuntu. Eu já havia certificado-me que os penmodem de todas operadoras poderiam ser utilizados no Ubuntu 9.10, em geral. Visitei lojas das quatro operadoras de São Paulo (Oi, Vivo, Claro e Tim) no Shopping Center Anália Franco e mais uma loja associada à Vivo. Atendentes de três operadoras foram categóricos em dizer que seus penmodem não funcionariam com Linux. Estavam errados! Em uma delas, era possível ver a referência de suporte ao Linux na caixa do penmodem que estava na vitrine. Na loja da Vivo um funcionário afirmou que tinha um modelo de penmodem que funcionaria com Linux, mas não passou segurança sofre a afirmação.

Apenas na CommCenter encontrei quem estivesse seguro do uso do penmodem com Linux, embora tivesse sido advertido que seria conveniente ter um bom conhecimento do sistema operacional. Outra vantagem desta loja foi a grande oferta de modelos e fabricantes de penmodem.

Em seguida fui pesquisar a área de cobertura e a satisfação dos usuários com as operadoras. A única área de cobertura diferenciada era a da Vivo, com a qual os usuários pareciam satisfeitos, tanto em análises de sites como em pesquisas no Twitter.

O próximo passo foi pesquisar os planos de 3G das quatro operadoras. A melhor opção era a da Oi, seguida de perto pela Vivo.

Depois destas pesquisas, minha opção foi pelo penmodem ZTE MF100 da Vivo, que adquiri na CommCenter.

Instalado o Ubuntu 9.10 nos três computadores de casa, fiz testes com roteiros de instalação e configuração que encontrei pela Internet. A imensa maioria destes roteiros tinham código demais e arquivos demais para o meu gosto. Consegui configurar o penmodem de maneira muito mais fácil.

Abri o Synaptic para instalar o gnome-ppp. Feita esta instalação, conectei o penmodem na porta USB. Ao aparecer o ícone ZTEModem, abri o ícone, fui à pasta do Linux e copiei o arquivo VivoBra_LinuxUI.tar.gz para meu diretório /tmp. Cliquei com o botão direito do mouse sobre o ícone ZTEModem e ejetei-o.

No diretório /tmp, descompactei o arquivo copiado. Abri um terminal (sim, não foi possível escapar dele) e digitei os comandos

cd /tmp/LinuxUI && sudo ./install.sh

Quando solicitado, pressionei uma tecla qualquer. Não impressione-se com a mensagem de erro ao final do processo. Reiniciei o computador para testar o resultado.

Inseri o penmodem, ejetei o ícone do ZTEModem e já surgiu uma tela para autorizar o acesso ao chaveiro de senhas.

Para completar o processo, cliquei em ALT+F2 e digitei o comando

gksudo gedit /etc/resolv.conf

Inseri os dois servidores DNS do Google, inserindo neste arquivo as linhas

nameserver 8.8.8.8
nameserver 8.8.4.4

Pronto! Basta agora inserir o penmodem quando desejar e ter acesso à Internet pela rede 3G da Vivo.

Outros artigos de seu interesse:


 
 

Things you can do from here:

 
 

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book

Nenhum comentário: