sexta-feira, setembro 24, 2004

[Inclusão Digital na Educação]

Se hoje, num passe de mágica, se equipassem todas as escolas do Brasil com laboratórios de informática, ainda assim teríamos uma educação do século retrasado, isto é, centrada no professor!!! E pior, cada professor fazendo seu trabalho como os artesãos da idade média. Trabalho individual, por mais talentoso que seja, trabalho individual!!!.

Lendo entrevista do Professor Moysés Glat, no jornal O GLOBO ele toca, ainda que superficialmente, numa questão crucial. É urgente que se faça inclusão digital com os professores. Não se trata de aprender a usar o computador para "digitar provas" ou fazer "apresentações bonitas" para os alunos. Se trata de descobrir o computador como ferramenta de comunicação e colaboração!!! Como ferramenta que transforma informação em conhecimento. Que torna toda escola numa comunidade de aprendizagem!!! Daí pra frente o foco no aluno passa ser uma prática natural.

Ao menos, no Governo LULA, tem se criado a infra-estrutura para essa revolução!!!

Quem viver verá!!!

por Sérgio Lima - http://sergioflima.pro.br/blog/

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book

Um comentário:

Malu disse...

caro Sergio, achei seus comentários muito pertinentes.Mas creia não basta só fornecer o computador a prof e alunos.É necessário mudar a mentalidade destes.Ao prof segurança e conhecimento nos novos recursos a utilizar e ao aluno, que a máquina pode ser usada para transformar informação em conhecimento e não só entretimento e diversão.É preciso introduzir informática desde as primeiras séries do ensino fundamental.Como vc disse:quem viver verá...