quarta-feira, janeiro 25, 2006

Capes abre portal para acesso livre a produção científica

A notícia eu li no Jornal O Globo do dia 24/01/2006. E basicamente informa, entre outras coisas, sobre o portal da capes para acesso livre a resumos de teses.

O portal é acessado em http://acessolivre.capes.gov.br e a diferença entre o portal capes que todos já conhecem é que aparentemente você não precisa acessar de dentro de uma das instituições conveniadas. E você só tem acesso ao resumo (ao menos por enquanto).

Há na mesma página um projeto piloto de acesso a textos completos de história!

Veja o que diz a página:


A CAPES disponibiliza duas ferramentas de busca e consulta a informações sobre teses e dissertações defendidas junto a programas de pós-graduação do país:

1. Resumos - relativos a teses e dissertações defendidas a partir de 1987. As informações são fornecidos diretamente à CAPES pelos programas de pós-graduação, que se responsabilizam pela veracidade dos dados.

2. Textos Completos - contêm a íntegra de teses e dissertações da área de História. Trata-se de projeto piloto da Área de História, coordenado pelo Prof. Manolo Florentino (UFRJ) com o apoio da CAPES.

As ferramentas permitem a pesquisa por autor, título e palavras-chave.

O uso das informações das referidas bases de dados e de seus registros está sujeito às leis de direito autorais vigentes.


Do edubuntu

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book

Nenhum comentário: