quarta-feira, abril 19, 2006

Sistematização do cap. 2 de Cas-grande & Senzala

Entre os primitivos o homem é a atividade violenta e esporádica; a mulher a estável sólida e continua. a encargo da mulher estava toda a organização doméstica. Das comidas preparadas pela mulher as principais eram as que se faziam com a mandioca, entre outras tais como:

  • farinha
  • curimã
  • mingau
  • beiju
  • tapioca de cocô
  • maçoca
  • caribé
  • macapata
  • cunhã
  • pokeka
  • arabu (de tartaruga)
  • abunã

Varios desses processos de conhecimentos recebe-uos o colonizador das mãos da mulher, que era elemento mais produtor que o homem nas culturas primitivas.

A infância do selvagen era rodeada de superstições e medos de animais mostruosos. Dos jogos e das danças vários tinham evidente intuito padagógico, ex: algumas danças semelhantes de "diabo" (jurupari) serviam para por medo nas mulheres e crianças para mante-los sobre controle. Outras danças foram adotadas pelos missionários no seu sistema de catequese. Os culumins cresciam livres de castigos, mas eram espancados para se purificarem dos espíritos maus, e passavam por rituais de excessivo rigor físico ao atingir a puberdade. A educação do menino ao atingir a puberdade visava assegurar o domínio do sexo masculino sobre a feminino.

Os tupinambás possuiam tudo em comum, nada era "meu", tudo era "nosso".

Os culumins eram muito bem cuidados pelas suas mães, conservados com muito asseio. Mesmo não tendo fraldas nem panos as crianças nem por isso eram sujas ou nojentas, folhas e lascas de madeira serviam como prato, toalha, guardanapo, papel hiogiênico, e cueiros.

Os jesuitas acharam vantagem em se concentrar na educação dos meninos pequenos: "no menino educar o pai". havia interesse por parte religiosa conservar a raça indígena mas não a sua cultura.

Josiane Soares, Camila Chollet.

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