segunda-feira, julho 24, 2006

Usando TICs para discutir o vestibular

Sim, a questão do vestibular é algo que sempre me inquieta. Um texto que acho "matador" é este do Rubem Alves...

Mas o objetivo desta entrada é divulgar/reverberar esta "mesa redonda" sobre o vestibular usando um blog! A idéia é simples e todos podem participar:

"O formato da mesa redonda será o seguinte:

- Até dia 10 de julho será postada a primeira rodada de colocações, junto com um resumo biográfico de cada palestrante.
- Durante duas semanas os palestrantes, na medida do possível, responderão aos comentários colocados nas janelas de seus posts e poderão fazer críticas e comentários dos posts dos outros participantes.
- Após este prazo os palestrantes farão uma réplica contendo suas considerações finais.

Finalmente, lembramos que em princípio o blog é público, de modo que sugerimos cautela e reflexão no modo de expressão dos posts e comentários em janelas. Em particular, não serão admitidas comentários desrespeitosos aos palestrantes, de modo que, se necessário, as janelas serão sujeitas a moderação. "


Só a leitura dos textos dos palestrantes já vale a vista!

Do Dapper Drake

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book

6 comentários:

ANDRÉIA disse...

Olá, tudo bem. Dei uma olhada no blog, ele é muito interessante. Gostei da matéria de Ruben Alves que fala sobre os vestibulares, também concordo com ele quanto a serem excludentes. A idéia do sorteio pela a gava na universidade é ótima. Li também a matéria sobre o uso das novas tecnologias na escola, muito inportante quando bem utilizada. Um abraço Andréia

MVeronica disse...

Conforme a leitura do texto de Rubens Alves sobre o vestibular, concordo plenamente com o mesmo, pois a pouco tempo passei por uma experiência de seleção e percebi quantos conteúdos já havia esquecido.Me reportei para meus alunos e tantos outros que já passaram por esse processo seletivo muito mal elaborado.

Edilaine disse...

Interessante o blog e concordo com sorteio, também passei por uma seleção a pouco e foi muito confuso, não me lembrava de muita coisa mas passei.Conheço pessoas que reprovaram mas tinha ótimas condições de estudar.

SABRINA disse...

Li o texto do Rubem Alves e concordo com ele que o vestibular requer um monte de conhecimento inútil, mas dou outra alternativa ao invés do sorteio: Que tal ter vagas para todos que quiserem cursar uma universidade?
Sabrina Voltz-PEAD-Gravataí

Carolina Kappel-Portf�lio disse...

Olá!
Sou aluna do curso de pedagogia à distância, do pólo de Sapiranga e estou fazendo visitas a blogs pedagógicos. Este trabalho está sendo muito bom, pois assim podemos ver o quanto é interessante ter um blog.

prof.Malu disse...

Ótimo o texto de Rubem Alves.
São muitas as razões apontadoas para não modificar os conteúdos trabalhados na escola,(inclusive no ensino fundamental),alega-se que a "qualidade" precisa ser mantida, devido ao vestibular. A bem da verdade inclusive a grande maioria dos alunos do ensino médio ,não dará continuidade aos estudos.
Entendo que isto é uma desculpa,que no fundo encobre a falta de razões e argumentoas para a manutenção de um ensino tradicional.E a leitura é fundamental para todos alunos e professores.Estaremos formando leitores,se conseguirmos despertar o gosto pela leitua,isto não se cria com obrigação de leitura.