sexta-feira, outubro 06, 2006

História da educação

1-) De onde vieram os grupos africanos?
Século XVI - Vieram da região do litoral oeste da Africa que correspondem a países como Guiné, Serra Leoa e Senegal.
Século XVII - Região da Costa da Angola que atualmente corresponde aos países de Gana, Togo, Nigéria e Camarões.
Século XVIII - Região de Angola e Costa da Mina constituem as mais importantes e duradouras extensões territoriais das rotas de tráfico.
Século XIX - Nesta época já havia vários tratados para a abolir o tráfico negreiro. Este último ciclo abrange países como: Gana, Togo, Nigéria, Congo, Angola e Moçambique.

2-) Situar a diáspora
Os povos africanos vieram de diferentes regiões e cada qual possuia uma cultura particular. Sendo assim, era difícil que ocorresse uma fusão cultural, pois cada tribo possuia hábitos, dialetos e religiões diferentes. Os escravos eram vendidos como mercadorias e eram separados de suas famílias. A escravidão iniciou no litoral brasileiro e depois foi para o interior.
3-) Analisar a conformação atual/anterior
No século XVI por meio de ameaças, de conquistas ou de tratados a África Oriental estava submetida ao domínio português. Até o século XIX a África sofreu forte domínio europeu, principalmente por parte de Portugal, Inglaterra, França, Itália e Alemanha. Atualmente a maioria dos países na África constituem-se em repúblicas, boa parte desses países conseguiu sua independência no século XX durante a década de 60.
Renata Jardim e Caroline Klimkovski.

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book

3 comentários:

Malucosta disse...

Achei muito interessante este comentário sobre a África. É muito importante nos interarmos mais sobre este assunto, e ajudar o africano a resgatar suas origens, que tão brutalmente foi arrancada deles pelo domínio dos brancos.od

Grasi disse...

Considero a questão da cultura africana importantíssima. Em NH trabalhamos com o projeto a cor da cultura. Grasi, pólo São Léo.

giselemariadasilvamartins disse...

Oi! Sou Estudante de Pedagogia na UFRGS, estamos trabalhando muito com blogs. Achei interessante esta publicação sobre de onde vieram e como vieram os negros. É muito importante sempre lembrar que ao contrário de vários imigrantes que vieram para cá,junto com suas famílias, amigos e formaram colônias, o negro veio separado, vendido como mercadoria, justamente, para não ter forças para poderem se rebelar, ou lutar por condições minimamente dignas.
Parabéns