sexta-feira, dezembro 03, 2004
quinta-feira, novembro 25, 2004
O que são blogs?
Weblogs ou blogs são páginas dinâmicas, constantemente atualizadas, que apresentam o conteúdo em blocos individualizados por um link permanente e publicados em ordem cronológica reversa.
Essa ferramenta facilita a comunicação entre as pessoas?
Um blog pode gerar o diálogo entre pessoas porque é uma publicação e, em sua estrutura, pode permitir isso por meio dos posts (se ele for colaborativo), dos comentários e do trackback.
É um ferramenta de discussão cooperativa e colaborativa?
Pode ser se estas alternativas forem previstas no seu projeto.
De que forma podemos utilizá-la em nossa prática peadagógica?
Como 'caderno', como diário de campo, como página de projetos, como ambiente de aprendizagem.
sexta-feira, novembro 19, 2004
Google Scholar
Sistema de busca específico para artigos, textos acadêmicos, relatórios de pesquisa, ..., destinado a pesquisadores. Versão beta, sem adds.
Experimente >>> Google Scholar
terça-feira, novembro 16, 2004
sexta-feira, setembro 24, 2004
[Inclusão Digital na Educação]
Se hoje, num passe de mágica, se equipassem todas as escolas do Brasil com laboratórios de informática, ainda assim teríamos uma educação do século retrasado, isto é, centrada no professor!!! E pior, cada professor fazendo seu trabalho como os artesãos da idade média. Trabalho individual, por mais talentoso que seja, trabalho individual!!!.
Lendo entrevista do Professor Moysés Glat, no jornal O GLOBO ele toca, ainda que superficialmente, numa questão crucial. É urgente que se faça inclusão digital com os professores. Não se trata de aprender a usar o computador para "digitar provas" ou fazer "apresentações bonitas" para os alunos. Se trata de descobrir o computador como ferramenta de comunicação e colaboração!!! Como ferramenta que transforma informação em conhecimento. Que torna toda escola numa comunidade de aprendizagem!!! Daí pra frente o foco no aluno passa ser uma prática natural.
Ao menos, no Governo LULA, tem se criado a infra-estrutura para essa revolução!!!
Quem viver verá!!!
por Sérgio Lima - http://sergioflima.pro.br/blog/
quinta-feira, setembro 23, 2004
terça-feira, setembro 21, 2004
terça-feira, maio 25, 2004
Professores desplugados: Pesquisa da Unesco mostra que mais da metade não tem computador nem navega na internet.
O mundo digital está muito distante do cotidiano do professor brasileiro. Pesquisa realizada pela Unesco com cinco mil professores nos 26 estados e no distrito Federal traçou um perfil dos docentes de ensino fundamental e médio do país e revela dados inquietantes para a formação das futuras gerações: mais da metade dos professores não tem computador em casa, não navega na internet e sequer usa o correio eletrônico.
:: na íntegra no [bloglab]
terça-feira, maio 11, 2004
Saiu o que já poderia ser considerado esperado: o blog do Google.
Notícias quentes, tecnologia e as ultimas sobre buscas na web, tembém por ATOM.
quarta-feira, abril 21, 2004
É o que se poderia chamar de uma caixa de areia. Um local onde se brinca e se descobre algumas coisas sobre a possibilidade de blogar.
Para os que vierem a usar este espaço deixo algumas dicas:
:: saiba mais sobre os weblogs e outras tecnologias ---> [zaptquests]
:: como postar:
1 - Direto: entre em http://www.blogger.com; preencha o nome de usuário e senha; escreva o que deseja postar (pode ser usado html) e clique em Post & Publish.
2 - Usando o software wbloggar
:: mapa
:: este blog faz parte do [zaptlogs], que é um subprojeto da ZAPT do TRAMSE - UFRGS.
Talvez a inovação do chamado software social esteja na interface integrada de todos esses recursos. Particularmente, eu considero o software social mais um passo na evolução do que pode ser chamado de maneira abrangente como tecnologia social, um conceito que vai muito além de dispositivos conectados a redes telemáticas. ......... na íntegra
Feito em regime colaborativo e descentralizado, com pedaços de código em diferentes computadores espalhados pelo planeta, movimento conquista aliados como a IBM e modifica a noção de Direito Autoral. ........ segue
:: tudo do Portal Software Livre
sexta-feira, março 19, 2004
Cole um texto, pode ser até algumas frases, escolha o idioma correspondente e veja o resultado. Pensei, imediatamente no pessoal com deficiência de visão ou, ainda, em pessoas em processo de alfabetização, ou estudando idiomas.
http://vhost.oddcast.com/vhost_minisite/demos/tts/tts_example.html
:: via cibercultura
sábado, março 06, 2004
Assine o Jornal do Centro de Estudos em Filosofia Americana, gratuitamente, e publique sua notícias. Fique sabendo de tudo na academia, principalmente no campo das ciências humanas, filosofia, educação, concursos, livros etc. Veja abaixo uma edição! (Paulo Ghiraldelli Jr)
JORNAL DO CEFA EDIÇÃO 2 - Edição de 27 de fevereiro de 2004.
terça-feira, março 02, 2004
Dênis de Moraes
1. El ambiente literario on line
Partimos del reconocimiento de que mismo en el ambiente de flujos infoeletrónicos en que vivimos, la literatura tradicional continua fascinante e insubstituible. En las palabras grabadas con tinta en el papel, hay lo que Mario Vargas Llosa define como "los más bellos paisajes de la imaginación". Imposible abandonar el contacto suave con la superficie lisa del libro, la capa fosca o brillante, las hojas blancas encuadernadas, los marcadores...
:: ler
A VONTADE DE ABRANGÊNCIA
É cada vez mais árduo o trabalho do intelectual que tenta se manter, ao mesmo tempo, íntegro e público
MILTON SANTOS
especial para a Folha - Publicado em 20/06/99 no caderno Mais! da Folha de São Paulo.
Qual o papel do intelectual nessa encruzilhada turbulenta da história? Pode ele contribuir, pela reflexão, ao aperfeiçoamento da vida democrática e das instituições? Cabe fazer tais perguntas no Brasil deste fim de século, onde, aparentemente, homens de estudo se instalaram no poder?
O antigo debate sobre o papel social dos intelectuais, mais vivo em países como a França, mais débil noutros como os Estados Unidos, onde a filosofia dominante do pragmatismo constitui por si mesma uma dificuldade, merece ganhar nova força com a emergência do fenômeno da globalização. Diante do papel político das empresas e do mercado global, frequentemente mais ativos que os Estados e os partidos na formação da opinião, as massas atônitas reclamam explicações mais consistentes. Estarão os intelectuais preparados e dispostos ao enfrentamento dessa tarefa?
:: ler
Elogio da lentidão
Milton Santos
O mundo de hoje parece existir sob o signo da velocidade. O triunfo da técnica, a onipresença da competitividade, o deslumbramento da instantaneidade na transmissão e recepção de palavras, sons e imagens e a própria esperança de atingir outros mundos contribuem, juntos, para que a idéia de velocidade esteja presente em todos os espíritos e a sua utilização constitua uma espécie de tentação permanente. Ser atual ou eficaz, dentro dos parâmetros reinantes, conduz a considerar a velocidade como uma necessidade e a pressa como uma virtude. Quanto aos demais não incluídos, é como se apenas fossem arrastados a participar incompletamente da produção da história.
:: ler
Paulo Freire
Em um bate-papo com o educador Moacir Gadotti, o professor Paulo Freire explica por que, mesmo num momento difícil e desanimador da historia brasileira como este que estamos vivendo, está esperançoso quanto ao futuro. Ele também faz alertas aos professores, conta como faria se estivesse em sala de aula com os "meninos" e fala um pouco sobre sua experiência como secretário municipal da Educação de São Paulo.
:: ler
....... tudo sinapses apanhadas no excelente blog do Dênis de Moraes
sábado, fevereiro 28, 2004
Procurando outras coisas, achei este artigo do Gilson Schwartz: Orkut, Wiki, Plone. Ainda não li, mas já socializo.
terça-feira, fevereiro 10, 2004
Abrir o wbloggar, ir em ARQUIVO, Propriedades da Conta e em 'Endereço' colocar www.blogger.com e dar OK.
Na página do wbloggar tem uma solução diferente, caso esta não funcione.
terça-feira, janeiro 20, 2004
sábado, janeiro 17, 2004
:: diversas do Jornal da Ciência - concursos, bolsas Capes, seleções para Mestrado/Doutorado, etc
:: coletânea de notícias e artigos sobre o Forum Social Mundial 2004
sexta-feira, janeiro 09, 2004
O texto:
Charles Kiefer - escritor
Todo produto cultural - ainda o mais alienado e superficial - oculta na sombra da aparência a massa sólida e substanciosa que o projeta. A um olhar rápido, e que não penetra a matéria observada, os blogs não passam de 'trenzinhos elétricos de diversão do ego', nos quais adolescentes desorientados estariam fazendo mera catarse, como têm dito aqueles que condenam, geralmente sequer sem conhecer, essa nova forma de expressão.
Num certo aspecto, a acusação é verdadeira. Nesses novos espaços de comunicação, o ego passeia - como passeou, solene, na tragédia áurea, na lírica clássica e no drama burguês - porque o texto real ou virtual é a casa do ego, no qual o ser lança os seus fundamentos. E no labirinto do ego devorador é de pouca ou de nenhuma importância a diferença entre a dor de Homero e a angústia de uma estagiária de comunicação.
É bom que o ego passeie pelos blogs, e que se expanda, e que se desnude, especialmente nessa fase fundadora, de pura 'ex-pressão', quando o que é quer vir para fora, embora saia apertado e abaixo de vaias. De tanto mostrar-se, a expressão, no choque permanente contra o leito do rio da experiência, arredondará as suas formas, polirá as suas arestas e se transformará em arte (o que chamamos de Homero é a lenta sedimentação de um processo popular polifônico, que a tardia gramática helenista transformou em modelo de 'bem-escrever'). E então, o olhar apressado há de deter-se sobre o novo objeto e será capaz de 'ad-mirá-lo'.
Em sua protoforma, os blogs 'parecem' ser a escória de uma civilização voyeurista, o destilado mais recente da tecnificação absoluta. No entanto, como a natureza apavoram o absoluto e as afirmações categóricas, ela própria se encarregará de vingar-se, transformando, ainda uma vez, o periférico e marginal em central e integrado. Os blogs podem vir a ser a mais autêntica forma de expressão artística do século XXI.
original em: http://www.charleskiefer.com.br/
enviado por: Carolina Engler
O comentário:
Carolina e amigos:
Alguns amigos, companheiros de internet, costumam dizer: "A revolução não será televisionada."
Porque a revolução não vem do que se costuma chamar centro, do que se tem por oficial. A transformação da praxis humana vem dos "puxadinhos" (outra expressão que costumo ouvir naquele grupo) que construímos aqui e ali.
Um blog, como espaço individual ou coletivo de expressão, pode dar voz a quem não tem. Gratuitos, construidos com rudimentos de tecnologia, acessíveis aos não técnicos, são os 'puxadinhos'. Uma favela expressiva que se ergue ao redor e além da midia oficial.
Paraíso do ego? Mas, também, voz para os movimentos sociais, espaço de aprendizagem.
Mas ainda um espaço restrito aqueles que tem acesso a www. E somos poucos.