terça-feira, agosto 30, 2005

Mais experimentos no pátio da escola

artigo de Felipe A. P. L. Costa

Em artigos anteriores [Nota 1], apresentei dois exemplos de atividades práticas (dinâmicas e não-invasivas) que o professor de Ciências no Ensino Fundamental pode facilmente conduzir com seus alunos, mesmo sem sair dos domínios da escola.

Apresento aqui três exemplos adicionais. No que diz respeito aos materiais utilizados, procurei manter a simplicidade das vezes anteriores; em um dos casos, porém, será necessário ter acesso a uma balança.

A primeira atividade é uma sugestão de como calcular a quantidade de água que há no solo. Como o pátio ou o quintal da escola raramente abriga a heterogeneidade de terreno propícia a essa atividade, seria oportuno explorar a vizinhança em busca de um local mais apropriado.

Esse tipo de circunstância pode representar uma chance de aproximação do trabalho escolar com os problemas da vizinhança ou mesmo do bairro onde a escola estiver situada.

Em termos pedagógicos, o tema e a metodologia empregada nessa primeira atividade podem ser explorados como um elo entre Ciências e outras disciplinas curriculares, notadamente a Geografia (solos da região, influência do relevo na configuração de bacias hidrográficas, a noção de lençol freático etc.) e a Matemática (operações fundamentais, geometria do buraco escavado, confecção de gráficos etc.).

A segunda atividade cabe com mais facilidade nos domínios da escola. Nada impede, porém, que o professor leve a turma para uma praça ou um terreno nas vizinhanças. O importante é a presença de vegetação e que as iscas permaneçam na sombra.

A terceira atividade pode facilmente ser conduzida dentro dos domínios da escola; para isso, precisamos apenas de um lugar seguro para guardar o equipamento. Nesse terceiro e último caso, temos uma atividade em moldes mais propriamente experimentais: montamos situações alternativas, diferindo apenas em um detalhe (claro versus escuro), e ‘perguntamos’ qual delas os organismos sob estudo preferem.
leia no Jornal da Ciência

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book

Nenhum comentário: