domingo, agosto 26, 2007

Mudança na Prática

Estamos finalizando a primeira parte de nosso trabalho na oficina com as alunas do Magistério, onde aplicamos a metodologia de trabalhar com PA.
Na metodologia de aprendizagem por projetos, uma prática pedagógica baseada na construção de conhecimento, ao invés de dar o raciocínio pronto, o professor falando e o aluno ouvindo, o professor passa a ser desafiador, ou seja, aquele que abre espaço à participação dos alunos, favorece a autonomia na escolha, questiona e problematiza para gerar conflitos cognitivos e com isso, o desenvolvimento da inteligência e a construção do conhecimento. Essa forma de trabalhar a construção de conhecimento implica numa grande mudança de concepção pedagógica, portanto, uma possibilidade de mudança na prática.
Como nos diz Magdalena e Costa (2003):
[...] uma proposta de trabalho em sala de aula, onde são privilegiadas as questões de investigação que nascem dos interesses e necessidades dos alunos e a busca autônoma de respostas para elas. [...] que possibilita aos alunos construírem conhecimentos a partir das interações com professores, colegas e a sociedade em geral. [...] em um ambiente onde os alunos são apoiados e incentivados [...] ação, envolvimento e focalização da atenção dos alunos nas atividades, mais do que no professor [...]

A segunda parte que será desenvolvida no último trimestre, ou seja, setembro outubro e novembro, as alunas irão preparar planos de aula com a construção feita, cada grupo com o tema desenvolvido durante a pesquisa. Pretende-se também, que as três turmas de terceiro ano apliquem os planos feitos em uma turma de segunda e terceira série do ensino fundamental.

Projetos de Aprendizagem das Alunas

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Bernadete

Que bom que o grupo segue a todo vapor aplicando e refletindo sobre tudo que vivenciaram no Curso da Ufrgs.

abraço!