sábado, novembro 08, 2008

web 2.0 para professores

Embora eu pense que o conceito "web 2.0" deva ser discutido, assim como o de "ferramenta", é interessante esta coletânea de recursos\tutoriais que o Rafael Nink anuncia no seu blog:

O Ministério de Educação de Portugual está disponibilizando gratuitamente um manual sobre as ferramentas da web2.0 voltadas para o professor e a sua prática docente.

O livro agrupa artigos de 13 professores formando mais de 200 páginas sobre o tema e é o resultado de um encontro sobre esta tecnologia realizado no mês passado na Universidade do Minho.

Faça o Download


fonte: Rafael Nink

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book

7 comentários:

Eulália disse...

Suzana, acabo de conhecer o blog. Gostei muito, e queria sugerir uma discussão que eu acho muito importante: a obrigatoriedade do ensino de nove anos, com sugestão do ministério para que este tempo aumente.
Creio que esta confusão entre quantidade e qualidade é um dos consensos mais delicados na nossa área. Quase um tabu. Que tal se a gente se posicionasse, pensasse a respeito...
Abraços,
Eulália.

Suzana Gutierrez disse...

Oi Eulália

Não sei se aqui seria o forum apropriado, pois é um blog temático\colaborativo. Te recomendo este:
http://groups.google.com/group/edublogosfera

para levar este assunto.

abraços e obrigada pela visita!

Tati Martins disse...

Oi, Suzana!
Obrigada pela dica. Vou baixar e ler o documento.
Beijinhos

Nilceia disse...

Importante e interessante se falar no ensino dos nove anos. A pergunta é: Quantidade ou qualidade?Eu acredito em qualidade, comprometimento, amor e dedicação. Para isso deveríamos ter a valorização e retomar o respeito pelas instituições educacionais que, hoje estão sofrendo tanto com a marginalidade. Pode ser nove anos, mas é preciso muita qualidade.

Maristela disse...

Percebemos que com a implantação do ensino Fundamental de nove anos, teve suas vantagens e desvantagens. Um ano mais cedo, ou seja aos 6 anos a criança parece estar motivada para ler. Mas algumas ainda são muito imaturas. Cabe ao professor ser dinâmico em suas atividades, conciliando bastante o lúdico para não tornar cansativa sua aula.
Quanto ao manual da web disponível aos professores da Espanha, acho super interessante, pois é mais um instrumento para a sua prática. Parabéns a essa iniciativa.

Suzana Gutierrez disse...

Oi meninas :)

Acho que vocês comentaram a postagem errada :))

Mas sejam bem vindas e voltem.

Terezinha disse...

Esta idéia do ministerio da educação de Portugal é semelhante ao da inclusão digital feita no Brasil. Essas vem revolucionando muitas mentes, mas precisamos estar inclusos nesta revolução.