segunda-feira, agosto 03, 2009

Mutações: a experiência do pensamento

 
 

Sent to you by Suzana Gutierrez via Google Reader:

 
 

via Ministério da Cultura - MinC by Patrícia Saldanha/Comunicação Social on 03/08/09

Já estão abertas as inscrições para o terceiro ciclo de conferências do Programa Cultura e Pensamento, promovido pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras. Este ano o tema dos debates é Mutações: a experiência do pensamento, uma série de 20 reuniões com especialistas, para discutir sobre o atual espaço das reflexões humanas em um mundo dominado pela tecnociência.

A partir da palestra inicial O que é o Pensar? A Aventura do Pensamento entre a Antiguidade e a Modernidade serão analisados vários aspectos que influenciam na relação entre a ciência e a filosofia nos dias de hoje, tais como: o pensamento da juventude; a nova linguagem gerada pelos celulares, games e computadores; os momentos limítrofes em que é imoral pensar; os genocídios; o bem comum nas sociedades atuais; o niilismo e a imaginação; entre outras considerações.

De acordo com o texto de apresentação dos debates deste ano, escrito pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, "esta edição do ciclo Mutações nos convida a uma reflexão pública sobre a contemporaneidade, atenta à urgência de assuntos que estão a redefinir nosso cotidiano, como é o caso do poder da tecnociência, suas verdades e fatalidades (…) O que Adauto Novaes nos propõe como indagação, em sua curadoria, é como fica a experiência do pensamento nestas novas condições em que se encontra a humanidade".

Como painelistas das conferências foram convidados filósofos e intelectuais das mais diversas áreas do conhecimento, tais como Francis Wolff (professor de Filosofia na Universidade de Paris X), Frédéric Gros (professor de Filosofia na Universidade de Paris XII), Jean-Pierre Dupuy (professor de Filosofia na Escola Politécnica de Paris e da Universidade Stanford), Eugênio Bucci (jornalista e professor na ECA/Usp), Antonio Cicero (poeta e filósofo), Sergio Paulo Rouanet (diplomata e doutor em Ciências Políticas  pela USP), Francisco de Oliveira (professor de Sociologia na USP) e Jorge Coli ( professor de História da Arte e Cultura na Unicamp).

Antes das conferências de abertura, o conjunto de música medieval Atempo apresentará o programa Estilo Novo, Nova Arte, uma polifonia de Florença e Verona no século XIV. Na ocasião, serão lançados os livros A condição humana: as aventuras do homem em tempos de mutações, editoras Agir e Sesc SP, e Vida vício virtude, editoras Senac SP e Sesc SP.

Inscrições

As palestras serão realizadas nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, a partir do dia 17 de agosto, e em Brasília, a partir do dia 31. As inscrições custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (estudantes) e podem ser feitas na Academia Brasileira de Letras (www.academia.org.br) para os cursos a serem realizados no Rio de Janeiro; na Casa Fiat de Cultura (appa@appa.art.br), os de Belo Horizonte; no Sesc da Av. Paulista (www.sescsp.org.br), os de São Paulo; e no Teatro da Caixa Cultural (www.gie.cespe.unb.br), os de Brasília.

O ciclo de debates se estende até o mês de outubro, sendo realizado todas as segundas, terças e quartas-feiras, no Rio de Janeiro, às 19h; terças, quartas e quintas-feiras, às 19h30, em Belo Horizonte; quartas, quintas e sextas-feiras, às 19h30, em São Paulo; e datas variadas em Brasília, sempre às 19h. O programa é reconhecido como curso de extensão universitária pelo Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFLJ) e pela Universidade de Brasília (UNB).

Veja a programação.

* As conferências do Rio de Janeiro serão transmitidas ao vivo pela Internet www.academia.org.br.

Mais informações: (21) 2252-0374, (61) 8173-7268 e suparreira@terra.com.br, com Suzana Parreira/Artepensamento.

(Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)


 
 

Things you can do from here:

 
 

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book

Um comentário:

Tati Martins disse...

Oi, Suzana!
Gostaria de saber mais informações sobre a transmissão das palestras pela internet. Não encontrei nada no site da ABL que tratasse disso.
Um beijinho!