sexta-feira, outubro 02, 2009

Sobre o cancelamento das provas do ENEM

 
 

Sent to you by Suzana Gutierrez via Google Reader:

 
 

via Sergio Blog 2.4 by Sergio Lima on 01/10/09

Hoje (01/10/2009) o MEC cancelou as provas do ENEM que seriam aplicadas nos dias 02 e 03/10/2009. Há 99% de chances, segundo o INEP, do sigilo da prova ter sido quebrado.

Diante dos fatos, penso eu,  a postura do MEC/Governo foi a mais adequada. O problema não deve ser (como em outras administrações) camuflado. Ao contrário, deve ser enfrentado de frente o mais rápido possível.

Paralelamente a organização da nova prova (há um banco de questões previamente testadas para a realização deste tipo de prova) deve ser feita uma rigorosa e rápida apuração dos responsáveis pela quebra do sigilo. E o peso da lei deve ser aplicado aos responsáveis o quanto antes.

Este é um dos muitos efeitos colaterais nocivos de se basear políticas educacionais apenas em verificações normatizadas de aprendizagens.

Quando toda a comunidade escolar (alunos, professores e pais) acredita que uma prova/avaliação ao final do ensino médio é o evento mais importante de suas vidas acadêmicas então alguma coisa está errada.

O MEC está pagando caro por despertar o monstro da Indústria do Vestibular. Precisará agora de todo um aparato policial para dar conta de uma prova desta envergadura e em nível nacional.

E agora estudantes?

Aos estudantes, mais um tempinho para estudarem! A dica para quem deseja se preparar em  física, para a prova do ENEM,  é devorarem o farto material produzido pelo Prof. Rodrigo Penna, seguindo este apontador aqui.

Para qualquer concurso (inclusive o ENEM) o plano A é você estudar bastante, inclusive por provas anteriores. E na hora da prova, se for de múltipla escolha e você não souber, não se acanhe de usar o plano B que é aplicar técnicas do chute!

 

 

Texto produzido no b2evolution. Participe das conversações. Comente :-)


 
 

Things you can do from here:

 
 

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book

Um comentário:

mari disse...

É, parece que nos dias de hoje nada consegue escapar das fraudes, mas felismente como um orgão competente, a fraude foi descoberta antes da realização das provas, ja pensou se todos tivesem feito as provas, o tamanho do estrago? os gastos?