sábado, maio 14, 2005

Conselhos participativos e escola

Conselhos participativos e escola

Car@s,
é com prazer que encaminho a divulgação do livro 'Conselhos participativos e escola' no qual tenho um artigo escrito com uma colega da pós na UFF.
Saudações,
Laura Fonseca

Lançamento da DP&A editora

Conselhos participativos e escola

Estela Scheinvar
Eveline Algebaile (orgs.)

184p. - ISBN 85-7490-330-2

Gaudêncio Frigotto
Mariza de Paula Assis
Laura Souza Fonseca
Nicholas Davies
Luzia Parreira Dias
Roberto Leher
Maria Amélia de Souza Reis
Rosângela Paz
Sandra Maria Nascimento de Morais

"Os textos aqui reunidos apresentam os elementos de um diagnóstico societário amplo, cuja raiz transcende seu escopo, a afirmação de uma práxis que alarga o educativo para além dos muros da escola e, nesse alargamento, a indicação de que a efetiva democratização da sociedade e da educação está vinculada à capacidade de ampliação da participação em todos os espaços da sociedade e do Estado. [.] Ao tomar como eixo de análise diferentes conselhos, e tendo como espaço geopolítico uma das regiões de maior densidade populacional, de acúmulo de pobreza e de políticas autoritárias e clientelistas, Conselhos participativos e escola auxilia a compreender melhor a natureza perversa do núcleo estrutural do capitalismo na sociedade brasileira e de sua manifestação no movimento conjuntural. Ajuda a perceber que mesmo sob essas circunstâncias adversas a mudança desta realidade construída somente é possível mediante a luta e a construção de outra realidade. Este livro resulta da compreensão de que o educativo se efetiva além dos muros da instituição de ensino e a qualidade efetiva da escola no plano do conhecimento, dos valores, dos símbolos e das práticas constrói-se no conjunto da vida social. Explicita-se, de forma muito concreta, a justeza da conclusão de Marx de que fazemos a história em circunstâncias dadas, e não escolhidas, mas que são os seres humanos que fazem a história, e, por isso, as circunstâncias podem ser mudadas. A apropriação da realidade socioeconômica, política, cultural e educacional mediante atividades de pesquisa sistemática, de ensino e pela inserção no âmbito da extensão permitiu a um grupo de docentes da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/Uerj), no município de São Gonçalo e regiões conexas, perceber a potencialidade política e educativa dos diferentes conselhos em funcionamento. [.] Os capítulos expõem análises que circunscrevem, num campo de conflitos, contradições, tensões, riscos e possibilidades, os Conselhos de Educação (federal, estadual e municipal), o Conselho Escolar, o Conselho de Acompanhamento da Bolsa-Escola, o Conselho Tutelar e o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Ao mesmo tempo sinaliza que este é um espaço importante de luta cotidiana para alargar o campo dos direitos daqueles que historicamente os tiveram negados. Espaço também de luta política, por qualificar a democracia, por meio de uma efetiva participação na formulação das políticas públicas, no processo concreto de sua execução e fiscalização."

Gaudêncio Frigotto DP&A editora

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