terça-feira, maio 24, 2005

Livro Educação, Aprendizagem e Tecnologia : um Paradigma para Professores do Século XXI

"Educação, Aprendizagem e Tecnologia - um Paradigma para Professores do Século XXI" . Ricardo e Anabela Vidigal da Silva (Organização)
Colecção APGC - Edições Sílabo/Portugal - Fevereiro de 2005

Capítulos :
1- Paradigma Educacional Emergente - Maria Cândia Moraes
2- Gestão da Aprendizagem e do Conhecimento - Ricardo Vidigal da Silva
3-A pedagogia e a Didáctica da Educação On-line - José Mnauel Moran
4- Novos papéis para o Professor/tutor na Pedagogia On-lne - Lina Morgado
5- Um aproposta Construtivista para aUtilização da Tecnologia na Educação - Renato Souza
6- A Avaliação da Aprendizagem no Ambiente On-line - Stella C.S.Porto
7- Reduzindo a evasão através da Aprendizagem Colaborativa. O Caso do IPGN. - Wilson Azevedo
8- Experiências Educativas Enriquecedoreas no`Ambito das Tecnologias de Informação e Comunicação em Portugal. Contributos para um reflexão. - José Luis Pores Ramos

Quem desejar adquirir : http://www.silabo.pt

EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA
? Um Paradigma para Professores do Século XXIRicardo Vidigal da Silva e Anabela Vidigal da Silva
1ª Edição
Formato 17x24 cm
ISBN: 972-618-356-1
Depósito legal: 222363/05
224 páginas
Ano de publicação: 2005
P.V.P.: 19 euros

(...) Hoje, pela primeira vez na história do pensamento pedagógico da última centúria, se admite que uma nova tecnologia ? a da informação e da comunicação (TIC) ? poderá vir a transformar radicalmente o paradigma monopolista da escola e da educação que vem imperando ao longo de décadas.
Na verdade, nunca o acesso a fontes de informação e de conhecimento foi tão simples, tão abrangente, tão rápido, tão universal, e tão barato. Jamais uma «arquitectura» tecnológica se aproximou tanto, no plano conceptual, da ideia de uma biblioteca escolar ou universitária, como a Internet. Não há memória de uma nova tecnologia provocar um tamanho gap intergeracional, com vantagem evidente para as gerações mais novas. No estrito âmbito educacional, nenhuma outra tecnologia conferiu tamanho fôlego ? e esperança ? aos arautos do construtivismo cognitivo e das pedagogias activas centradas no aprendente.
A presente obra, ao reunir um relevante conjunto de artigos sobre a mudança de paradigma em curso, pretende dar um contributo actual para a reflexão em torno de tão dramática inflexão de modelo.
(...) Num horizonte porventura não demasiado longínquo deixará de fazer sentido ? assim o cremos ? a distinção, hoje vulgarizada, entre e-Learning e aprendizagem presencial, entre educação on-line e educação «tradicional».
A transformação global do sistema de educação e de aprendizagem dependerá da emergência de novas ? e conscientes ? lideranças, assim como do surgimento de processos sábios de gestão da mudança.
O assunto é fascinante, o desafio é incontornável, o convite ao debate aberto e generalizado é premente.
Considero, pois, inteiramente apropriado que o primeiro livro ? sob a forma de obra colectiva ? da colecção APGC seja dedicado ao tema: Educação Aprendizagem e Tecnologias: Um Paradigma Para Professores do Século XXI.
A mensagem estratégica mais importante que sobressai deste esforço editorial é a de que a Sociedade Educativa e a Aprendizagem Vitalícia constituem poderosas utopias pelas quais vale a pena combater sem descanso neste início de um novo tempo histórico.

ÍNDICE
PREFÁCIO / CAPÍTULO 1 ? Paradigma Educacional Emergente / CAPÍTULO 2 ? Gestão da Aprendizagem e do Conhecimento / CAPÍTULO 3 ? A Pedagogia e a Didáctica da Educação On-line / CAPÍTULO 4 ? Novos Papéis para o Professor/Tutor na Pedagogia On-line / CAPÍTULO 5 ? Uma Proposta Construtivista para a Utilização de Tecnologias na Educação / CAPÍTULO 6 ? A Avaliação da Aprendizagem no Ambiente On-line / CAPÍTULO 7 ? Reduzindo a Evasão Através da Aprendizagem Colaborativa. O Caso do IPGN / CAPÍTULO 8 ? Experiências Educativas Enriquecedoras no Âmbito das Tecnologia de Informação e Comunicação em Portugal. Contributos para uma reflexão / CURRÍCULOS DOS AUTORES.

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book

Nenhum comentário: