quarta-feira, dezembro 30, 2009

Wikilivros: liberdade para o conhecimento

 
 

Sent to you by Suzana Gutierrez via Google Reader:

 
 

via (title unknown) by Grupo Nós on 30/12/09

O Wikilivros (do inglês Wikibooks) é um projeto da Wikimedia Foundation dedicado ao desenvolvimento colaborativo (wiki) de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre .
Instituições, professores,alunos e sociedade de um modo geral podem participar lendo ou melhorando um dos 6 443 módulos presentes nos 274 livros, ou produzindo novos materiais.
A perspectiva é que os wikibooks aumentem sua importância a medida que a cultura comece a incorporar os livros digitais em práticas de aquisição de conhecimento.  Outro aspecto que julgo importante para o aproveitamento de livros digitais é a popularização das tecnologias da mobilidade.
Neste contexto, projetos de wikibooks podem ser uma boa opção para lidar com a demanda de conhecimento sistematizado, porém é necessário que esses conteúdos sejam abertos.
Como diz o André Lemos " a informação que ser livre na cibercultura", e quer mesmo. São as mídias pós-massivas que autorizam professores e alunos a serem produtores de conteúdos, libertando-os da lógica unidirecional do mass media.

Não se trata aqui de nenhuma visão apocalíptica com relação ao futuro do livro impresso, mas da sua reconfiguração. Para dizer a dizer a verdade, a mim pouco importa qual será o suporte do livro, o mais importante é a democratização do conhecimento. Se a cultura decretar o fim ou a diminuição da importância do livro impresso será porque esta é uma imposição do Zeitgeist (espírito do tempo), e certamente nossas capacidades cognitivas e motoras estarão prontas para a lógica do digital.

Cada vez eu fico mais impressionado com a versatilidade da ferramenta wiki. Não é atoa que o Prof. Thomas Malone (MIT) aponta o Wikipedia com um dos mais melhores exemplos de inteligência coletiva voluntária.
A tecnologia de suporte para a inteligência coletiva é a mesma da Wikipedia, ou seja, o software MediaWiki.
Saiba como desenvolver o seu próprio projeto de Wikibook .
José Erigleidson

Share/Save/Bookmark


 
 

Things you can do from here:

 
 

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book

Nenhum comentário: