domingo, julho 10, 2005

Exclusão Escolar

A exclusão escolar nasceu com a Escola, pois nem todos tinham direito a ela. E, embora nos últimos anos este tema esteja sempre nos debates e sendo levantadas alternativas para diminuir seus efeitos, sabemos que existem várias situações de exclusão escolar. Até porque a sociedade capitalista, na qual estamos inseridos, é por natureza excludente.
O grupo que pesquisou este tema foi bem minucioso nas observações e entrevistas. Conseguiu trazer para a turma, questões que nos levam a refletir sobre nossa prática pedagógica e até perguntarmo-nos : -quantas vezes não colaboramos para a exclusão? Ou, quem não passou ou presenciou situações de indiferença, falta de respeito, exposição vexatória, falta de incentivo, falta de confiança, agressividade,...?
O certo é que somente em um ambiente de respeito, diálogo, confiança, valorização humana e AMOR é que vamos minimizar atitudes - às vezes involuntárias - de exclusão.
Não podemos esquecer que os professores também não são valorizados como merecem, contribuindo assim para uma "instabilidade profissional e pessoal" que , com certeza, irá influenciar a sua prática pedagógica. Mas isto é tema importante para uma outra pesquisa.
Parabéns Lucas, Daiane e Ana Paula.
Dos colegas:Telmo, Angélica, Lúcia, Débora e Marlene

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book

Nenhum comentário: