terça-feira, julho 12, 2005

Nós estávamos lá ...... palestra de Seymour Papert

Cláudia Azevedo, Simone Lima e Kátia Teixeira [1]

3 / 07 / 2005

Na última 6ª feira, dia primeiro de julho tivemos a oportunidade de participar da palestra de Seymour Papert no auditório do RDC/PUC-Rio com o tema: Inclusão digital e revolução do aprendizado. Estavam presentes o Diretor Executivo do Comitê para a democratização da Informática (CDI) no Brasil, Rodrigo Baggio, a representante do CDI do Uruguai, Julia Pieruzzi Tirelli, Andrea Cecília Ramal, diretora da ID Projetos Educacionais e Marcos Ozorio, diretor de Mídia e Educação da MULTIRIO.

Uma das maiores autoridades mundiais em informática aplicada à educação, o sul africano Seymour Papert apresentou em sua palestra o projeto do laptop de 100 dólares ( "$100 Laptop Project - HDLP[2]" ) - que tem como meta negociar junto aos ministérios de educação de diversos países um programa de produção e distribuição dos laptops idealizados pela equipe do MIT[3] (Massachussets Institute of Technology) através da adoção de uma política de "um laptop por criança" ( One Laptop per Child - OLPC). [continue lendo o artigo]

[1] Claudia Azevedo, Simone Lima e Kátia Teixeira são professoras da Escola Municipal Francis Hime no Rio de Janeiro; atuam nas disciplinas de História, Inglês e Ciências, respectivamente.

Tags: , , , ,

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book

2 comentários:

Lilian disse...

Cláudia, Simone, Kátia,
obrigada por este relato sobre um depoimento ao vivo do Papert sobre o projeto do laptop de US$100.
Confesso que ando meio ressabiada com esta proposta, que tem um ar de oportunismo e pouca estratégia para esta enxurrada de hardware na mão das crianças, atropelando os professores como se essa fosse a forma adequada de engajá-los no uso inteligente das TICs em educação. Bom que ele tenha dito que esta é uma opção mais política do que pedagógica... Agora entendo um pouco mais.
Mas ainda estou aguardando um bom debate sobre o tema.
Vocês ficaram convencidas de que o projeto vale à pena?
até mais,
Lilian Starobinas
"Educar na Sociedade da Informação"
Cidade do Conhecimento - USP

Andrea Ramal disse...

Cláudia Azevedo, Simone Lima e Kátia Teixeira, li e gostei do resumo crítico de vocês à palestra de Papert e às colocações que fiz nesse dia. Obrigada pela matéria, ficou excelente! Um abraço,
Andrea Ramal