quinta-feira, julho 14, 2005

Nossas aulas de geografia

Quem aqui passou boa parte das aulas de geografia copiando mapas no papel vegetal?
E quem ousou perguntar para o professor porque tantas cópias? Eu fiz isso e descobri que a "boa intenção" dos meus professores era que eu aprendesse geografia, localizasse melhor as cidades, países, etc... Convincente não?
Uma vez eu só lembrei que tinha uma tarefa dessas para realizar bem na hora da janta no restaurante... Não tive dúvidas: recortei um pedaço do forro da mesa, pois achei que aquele papel vegetal era "quase igual" ao vendido na papelaria e portanto serviria. No dia seguinte entreguei o mapa feito as pressas e naquele papel duro... Tirei um 0 do tamanho da folha...
Pior ainda era quando o professor da escola primária pedia para desenhar o caminho da escola até a nossa casa... além de ser super complexo, pois provavelmente nem eles saberiam fazer isso, não tinham como nos avaliar... a não ser que resolvessem fazer uma visitinha a cada um de seus alunos levando caderno e lápis.
Agora temos uma grande novidade, que naturalmente já nos deixa fascinado e instigados em querer localizar nossa casa, os lugares que gostamos e até mesmo aprender um pouco mais sobre o planeta em que vivemos: o Google Earth.
O Google Earth permite localizar qualquer lugar do mundo, por meio de imagens de satélite. Algumas cidades ainda não estão disponíveis ou apresentam resolução ruim, mas para quem mora em São Paulo, é simplesmente fantástico. Minha primeira experiência foi "sobrevoar" o caminho da minha casa até a USP.
Uma pena é que para instalar o software a máquina precisa ser no mínimo um Pentium IV com 512 de RAM, ou equivalente. Eu, por exemplo, mesmo com esta configuração não tive muito sucesso e precisei me contentar com o recurso disponibilizado para navegação direta pelo site, que também não deixa de ser interessante http://maps.google.com
Para quem tem uma boa máquina, poderá usufruir de todos os recursos e ainda ver o nosso globo em 3D.
Boa viagem a todos!

Profa. Mary Grace
http://www.vivenciapedagogica.com.br/?q=possibilidades_pedagogicas_google_earth.html

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book

Nenhum comentário: